Youtube para Negócios: fazendo a diferença no Marketing Digital

Quando falamos de marketing digital é impossível não incluímos o Youtube como ferramenta, ele é peça fundamental quando se trabalha com conteúdo.

É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre como começar a montar sua estratégia, que ferramentas, quais canais utilizar primeiro, hoje posso dizer uma coisa, ter um blog e um canal no Youtube é obrigatório. Nesse artigo quero mostrar por que o Youtube é uma excelente ferramenta para criar estratégias para negócios em marketing digital e o melhor ela é gratuita!

Mas antes de escolher utilizar o Youtube para negócios entenda que ele é o segundo buscador mais utilizado, perde apenas para o Google. Diariamente possui mais de 3 bilhões de visualizações, 70% dos computadores do mundo acessam o Youtube. No Brasil é a plataforma mais popular de vídeos, 8 em cada 10 brasileiros conectados utilizam o Youtube, sem falar que ele cresce mais, dia após dia.

Podemos dizer que vídeo é uma ótima, ou senão uma das melhores maneiras de produzir conteúdos. E você ainda não tem seu canal e não produz vídeos! Então comece agora antes que seja tarde demais. Esse é o momento de criar seu negócio online e utilizar o Youtube como estratégia de Marketing Digital.

Porque utilizar o Youtube para Negócios Online?

– Vídeos são muito mais dinâmicos

Vivemos cada vez mais em um mundo corrido, onde falta tempo para tudo. Ai te pergunto, o que prefere ler um tutorial de 2000 palavras ou assistir um vídeo de 5 a 10 minutos ensinando como fazer? Na correria que vivemos muitos acabam escolhendo o vídeo, isso se deve porque temos pressa e é necessário acelerar o processo de aprendizagem, com isso, o vídeo é muito mais rápido, já existem estudos que comprovam isso, não que o texto esteja ultrapassado mas em muitos momentos o vídeo poderá passar na frente, uma ação onde o humor seja necessário por exemplo é muito mais fácil transmitir através do vídeo.

– Vídeos são muito mais atrativos

Quando você estiver utilizando o Youtube para negócios online, por exemplo, poderá criar vídeos muito atrativos com infográficos, imagens, áudio, trilha sonora, efeitos especiais, sem falar em suas expressões, algo que pode utilizar muito nos seus vídeos e assim ter uma melhor comunicação, com ele você consegue deixar mais pessoal e mostrar seus sentimentos e empatia para sua audiência, isso humaniza mais e traz confiança e credibilidade para quem assisti.

– Excelente para prova social

Através dos vídeos é possível gravar depoimentos, esse é um dos melhores gatilhos mentais que existe, a prova social. Para quem precisa vender produtos ou serviços, e ainda quem sabe promover a marca, nada melhor do que ter opiniões de quem experimentou e conhece, eles geram muita credibilidade e ajudam significativamente em sua conversão.

Se você quer melhorar e deixar seu negócio mais lucrativo você precisará de uma boa estratégia de Youtube para negócios online em marketing digital, acertar nesse momento pode fazer toda a diferença entre vender pouco e vender muito.

Youtube para Negócios: Confira algumas etapas para montar e ter sucesso com sua estratégia

1 – Primeiro de tudo é pensar nas palavras-chave relacionadas ao seu nicho que utilizará em seus vídeos. Uma maneira simples de consegui-las é utilizando o Planejador de Palavras-chaves do Google (Keyword Planner), ele permite que você encontre várias palavras baseadas em uma inicialmente fornecida, é uma ferramenta essencial para quem trabalha com conteúdo e quer posicionar bem.

2 – Após começar a utilizar a ferramenta, faça vários testes até encontrar as melhores palavras relacionadas ao seu nicho, procure por termos parecidos e sinônimos. Eu gosto particularmente de pegar palavras com volume de busca acima de 500, mas pode pegar com menos, faça uma seleção das que achar mais adequada ao conteúdo que pretende gerar.

3 – O processo agora é validar as palavras selecionadas, para isso você deve ir até o Youtube e fazer a busca pela palavra-chave escolhida, analise os primeiros resultados e veja se utilizam SEO (Search Engine Optimization), é fundamental aqui esse conhecimento, caso não saiba muito sobre isso veja mais aqui.

4 – Essa analise acima é muito importante para evitar concorrer com vídeos que já estejam bem posicionados, estabelecidos e utilizem SEO, você deve procurar por termos onde a concorrência seja mais baixa, isso pelos menos no início até adquirir mais experiência por que conseguirá posicionar muito mais fácil, em alguns caso mude o assunto ou palavra-chave até encontrar o desejado.

5 – Agora se perceber que esta bem posicionado o vídeo mas que o SEO é ruim, que você consegue fazer melhor então invista bem, gere conteúdo relacionado, faça uma boa descrição, selecione bem as TAGs. Aplique todo conhecimento em SEO para vídeos possível e assim conseguirá ótimos resultados.

6 – Nesse momento é fundamental colocar a mão na massa, criar conteúdo e aplicar o SEO para vídeo no Youtube. Utilize a criatividade, você pode editá-lo, colocar música de fundo, legendas, imagens, dar aquele retoque, deixe-o bem atrativo. Uma parte muito importante é trabalhar a imagem miniatura que vai na capa de exibição nas buscas, ela deve ser bem atrativa, evite ficar escolhendo frames do vídeo, opte sempre for fazer a miniatura personalizada.

7 – Após deixar o arquivo pronto é hora de carregar, nesse momento você deve aplicar todas as técnicas de SEO para vídeos que você conhecer, aqui é o trabalho de posicionamento e otimização para vídeos.

8 – Hora do combate! Comece o trabalho de divulgação do vídeo que carregou até que ele alcance umas 400 visualizações, quanto mais melhor, utilize Twitter, Facebook, Blogs, Google Plus, Pinterest, envie para sua lista, utilize todos os meios disponíveis para alcançar o máximo de pessoas.

Após feito isso você pode repetir o processo para outras palavras e assuntos, utilize o Marketing de Conteúdo a seu favor, a utilização do Youtube para negócios online é uma excelente estratégia, seja consistente em suas publicações, crie uma agenda e defina dias para publicar os assuntos, isso facilitará a regularidade ajudará a aumentar muito o numero de visualizações.

Bom acho que não preciso dizer mais nada, é assim que você começa a trabalhar com vídeos, e ainda aproveita para posiciona-los bem, é tudo muito simples mas requer atenção e dedicação.

Se você quer aprender mais sobre como utilizar o Youtube a seu favor conheça o curso Viver de Youtube da Karyne Otto, esse curso poderá lhe ajudar muito se você quer ter um canal de sucesso.