Usando o Youtube para melhorar seu negócio

Veja como você pode utilizar o Youtube no marketing digital para ajudar nos negócios e nas vendas.

Uma coisa é certa o Youtube está entre os melhores recursos para divulgar seu negócio online, e o melhor de tudo é que ele é gratuito, você poderá divulgar seu vídeo sem nenhum custo. Então entender como ele funciona para poder montar sua estratégia é muito importante, principalmente se você deseja utilizar o Youtube para Negócios no Marketing Digital.

Hoje a maioria das pessoas acessam o Youtube, é difícil encontrar alguém que não gaste pelo menos uns minutos assistindo algo, são bilhões de visualizações diariamente sobre os mais variados assuntos. O Youtube é cada vez mais usado e tem se tornado presença obrigatória.

Vídeo já não é uma promessa, mas sim uma realidade, e se ainda não começou está na hora, o ruim não é chegar atrasado e sim ser o último a fazer isso. O Youtube sem dúvidas é um dos melhores recursos para se gerar conteúdo online.

Youtube: Os vídeos deixam o conteúdo mais dinâmico

Hoje em dia muitas pessoas preferem assistir sobre algo do que ficar lendo, e para certos segmentos é a melhor opção, e cada vez mais vem ganhando espaço, por exemplo para quem gosta de games é melhor ver jogando, fazendo game play ou ler um artigo sobre o game? Dessa forma é possível aprender em menos tempo, em muitas situações o vídeo é mais rápido que um texto.

Vídeos podem ser muito mais atrativos

Através de um vídeo você consegue ser muito mais atrativo, tem muito mais recursos visuais para se utilizar. Consegue ser mais pessoal e quem assisti é capaz de ver quem está ali falando, você consegue passar mais confiança e credibilidade através da sua imagem e isso ajuda a despertar a empatia em seu público.

Depoimentos online são muito mais reais, excelente prova social

Me diga uma coisa, como se sente quando lê um depoimento? E agora quando assisti um?

Totalmente diferente certo? Sem dúvidas assistir um depoimento pode despertar emoções no público, utilizar gatilhos mentais juntamente com a prova social pode ser excelente para seu negócio e influenciar muito nas vendas. Falar de resultados obtidos, mostrar como funciona, como fazer, não tem depoimento melhor do que isso, uma pessoa realmente satisfeita faz toda diferença em um vídeo, você pode ver o sorriso dela. Estimule seus clientes a gravarem depoimentos sobre você e seu negócio ou produto, quando começarem a falar bem de você sem dúvidas que suas vendas irão melhorar.

Como montar uma estratégia de Youtube para Negócios em Marketing Digital de forma simples

Aqui irei explicar como montar uma estratégia de forma simples no Youtube, você depois de aprender poderá ir além e dar seu toque especial de acordo com seu negócio.

Uma forma simples de começar é escolhendo as palavras-chave que pretende utilizar em seu vídeo, você pode utilizar isso usando o Planejador de Palavras-Chave do Google ou o Wordze, ambas ajudarão a encontrar as palavras que precisa.

Ao realizar a pesquisa procure por termos com um volume de busca mínima de 500 ou maior, isso garantirá que a palavra-chave escolhida tenha público.

Após escolher a palavra-chave você pode ir até o Youtube e validar sua ideia, ver se já tem resultados para ela, para isso faça a busca da palavra exata, veja os primeiros resultados, se utilizam SEO, thumbs atrativos, se o conteúdo é de qualidade.

Após analisar os resultados da primeira página veja se estão com qualidade (veja a quantidade de visualizações deles), se possuem muitos comentários, se são conhecidos, se seus canais são grandes, caso entenda que será difícil passar na frente deles tente outro termo até encontrar um de baixa concorrência, pesquise por várias palavras até encontrar a ideal, use também a cauda longa isso ajuda a reduzir a concorrência.

Quando encontrar a palavra ideal comece a criar conteúdo sobre esse assunto, gere vídeos falando sobre isso. Você pode colocar descrição, legendas, uma boa imagem de destaque, colocar links entre os vídeos do mesmo assunto, use sua criatividade. Um ponto muito importante para seu vídeo receber cliques é utilizar uma boa imagem de destaque (thumb, a miniatura que aparece nas buscas).

Depois de tudo pronto é hora de subir o vídeo para o Youtube, isso é bem simples, tem o botão carregar do lado direito na parte superior. Após carregar comece a colocar descrição, palavras-chave relevantes e relacionadas ao assunto.

Feito isso seu vídeo já estará online e pronto para começar a ser divulgado, utilize o Facebook (Seu perfil e também a Fanpage), Youtube, Twitter, Pinterest, envie por e-mail, coloque em seu site, divulguem em todos os lugares possíveis, isso ajudará a alcançar mais visualizações.

E quanto mais visualizações melhor, significa que estão vendo seu produto ou serviço, sua marca estará em exposição.

Viu como é fácil? Faça um bom planejamento e comece a divulgar seu conteúdo online.

Se você quer aprender mais sobre vídeos conheça o curso Viver de Youtube da Karyne Otto, ela trabalha muito com Youtube e em seu curso ensina como ter um canal de sucesso, excelente para quem está começando ou deseja aprender mais.

Minha sugestão, desafie a si mesmo a criar vídeos semanais, a regularidade fará com que fique cada vez melhor.

Boa sorte e sucesso.