Serviço de encurtamento de URL do Google será desativado

Recentemente o Google anunciou o fim do seu encurtador de URL o goo.gl, e que ele seria substituído pelo Firebase Dynamic Links (FDL) a partir de 13 de abril.

Segundo o Google as novas urls inteligentes, criadas através do FDL, permitirão enviar os usuários para qualquer local em aplicativos iOS, Android ou da web.

“Como os links resistem ao processo de instalação, até os usuários novos podem continuar de onde pararam no site, sem perder nada”, explicou o Google.

Com isso a funcionalidade de criar novos links usando o goo.gl será bloqueada após o dia 13 de abril, mas fiquem tranquilos, as urls já criadas ainda continuarão a existir e poderão ser gerenciadas pelo console até março de 2019.

Depois dessa data todos os links ainda funcionarão, mas não será mais capaz de acessar pelo console.

A partir disso, você já pode começar a utilizar outros encurtadores como Bitly ou Ow.ly para gerenciar seus links, existem diversos serviços de encurtamento disponíveis na web, para facilitar separei alguns à seguir.

Confira 3 alternativas para começar a encurtar links:

  1. Bitly

Site: https://bitly.com

O Bitly é reconhecido como um dos mais populares encurtadores de URL, além de ser bastante poderoso.

  1. Ow.ly

Site: https://hootsuite.com/pt/pages/owly

Este é um exemplo de encurtador gratuito de qualidade, mas que exige que o usuário tenha uma conta no Hootsuite para poder usá-lo. Com ele é possível encurtar links, medir o tráfego e mais, porém, não oferece os mesmos recursos dos serviços pagos.

  1. TinyURL

Site: https://tinyurl.com

Esse é pra quem só quer um encurtador de URL gratuito e simples, o TinyURL vai servir. Não há planos pagos disponíveis e é só visitar o site, colar o link na caixa de texto e o resto é feito sozinho.

Existem muitos outros encurtadores disponíveis no mercado, mas particularmente um que utilizamos muito é o Bitly, mas todos os outros cumprem o que promete que é encurtar links.

Sugiro você testar e ver qual lhe agrada mais e então comece e utilizar.