SEO: Dicas para melhorar o seu blog

SEO (Search Engine Optimization) é um termo muito utilizado por aqueles que trabalham com marketing digital, internet e blogs, sem dúvidas em algum momento alguém lhe disse que precisa aprender SEO para cuidar do seu site ou blog, só assim para sobreviver a essa grande concorrência que só cresce a cada dia. Sem dúvidas o SEO hoje aplicado ao seu blog é um grande diferencial.

Muitas perguntas são feitas sobre SEO e também muitas coisas erradas são falada, por exemplo, achar que SEO é responsabilidade apenas do desenvolvedor, ou achar que é só de quem faz o conteúdo, na realidade é uma combinação de fatores, juntos eles fazem o SEO, o equilíbrio cria um projeto de qualidade, mesmo uma pessoa que não desenvolva pode fazer o SEO se tiver as habilidades certas.

SEO: Dica para aqueles que são do marketing ou só do desenvolvimento, aprenda a ter uma visão do todo, isso ajudará a entender melhor o projeto e aumentar o seu sucesso!

Outra coisa comum de se falar errado é achar que SEO é completamente ditado por outros sites, e como eles fazem links para seu site (Link Building). Outros acreditam que somente o conteúdo importa, no caso o on-page. Novamente, os dois estão incorretos, deve se levar em consideração o off-page (fatores externos) e on-page (fatores acontecendo dentro do site) ambos são importantes e podem fazer seu site crescer ou afundar nas posições.

Chega de enrolar, então, apresentamos a você 6 maneiras para melhorar o seu SEO sem nenhum conhecimento técnico e desenvolvimento.

1 – Link sites para seu site

Um dos fatores que o Google e outros sites de busca utilizam para posicionar (classificar) o seu site é fazendo uma verificação de quantos sites realmente fazem links para seu site, estes links são chamados de backlinks. Quanto mais links para seu site, melhor, mas não é só colocar, eles devem ser naturais, por exemplo, alguém faz um artigo e cita o seu blog isso seria uma maneira.

Para maximizar os links através de SEO, você pode obter links para seu site de várias formas, por exemplo, fazendo artigos para outros blogs (guest post) e pedindo para publicar com link para o seu, fazendo comentários em outros blogs, participando de fóruns sobre o assunto do seu blog, se possui um negócio local fazer parcerias e divulgar conteúdo regionalizado. Existem muitas maneiras é só pesquisar e começar.

2 – Aproveitar as Redes Sociais

Aqui esta uma fonte muito boa para promover seu site, praticamente todos os serviços de mídias sociais são livres para criar e usar, e embora existam alguns que cobram para criar contas baseadas em negócios, a maioria é gratuita. E é uma forma eficiente de criar uma fortaleza social, gerar contatos, e promover seu blog, essas em geral podem conter seu perfil, fotos, link para blog e geram boa autoridade se utilizadas regularmente. O Google é inteligente e eficiente nesse ponto, e pode conectar os pontos entre as suas contas de mídias sociais e seu site, que em última análise, melhora o seu SEO.

Se você ainda não tem, prepare para criar! Certifique-se de que você tenha uma fanpage no Facebook, uma conta no Twitter, Google + como um mínimo de conteúdo como descrição e link para seu site. Nem todos veem o benefício de outros veículos de mídia social, mas muitos podem achar uso com Pinterest, Instagram e YouTube. Também verifique se existem links para estas em seu site.

Todas essas redes sociais podem colocar link para seu site e texto descritivo, ai você já conseguiu vários backlinks de qualidade de divulgar seu conteúdo nelas.

3 – Solte conteúdo regularmente e de qualidade

Se você tem um blog ou site, então aproveite para gerar conteúdo e publicar em seu canal, seja vídeo ou artigo faça a divulgação, o conteúdo ajudará a aumentar o repertório de palavras-chave e links em seu blog se feito corretamente. Se for de qualidade ajudará a melhorar a conversão e o engajamento das pessoas!

Não basta apenas postar, tenha certeza de que seu conteúdo é relevante e de boa qualidade para gerar mais participação das pessoas.

4 – Otimize as  imagens

Se você posta conteúdo para seu blog, então muito provável que deva ter imagens em seus posts para ilustrar, e isso é ótimo! Mas atenção, tome alguns cuidados com as imagens como, por exemplo, editá-las antes de usar, uma imagem muito grande pode ser pesada para carregar, deixa lento, por exemplo se tirar foto usando o iPhone elas podem ficar grandes demais para uso direto, será necessário salvar em tamanho menor para garantir que seu site carregue rápido, além disso utilize nomes bem claros para identificar as imagens, uma foto de um produto utilize o nome do produto na imagem ou palavra-chave, isso ajudará muito, procure aproveitar bem essa e outras dicas de SEO. Pode parecer simples, mas poucos colocam em pratica.

5 – Tenha certeza que seus links funcionem bem!

Isso é muito comum ainda mais depois de um tempo onde se mexe muito no blog e ainda mais se tiver muito conteúdo, é comum nos depararmos com aquele “link quebrado” que é quando a página não existe mais e gera um erro 404. Existem várias possibilidades, o link mudou, a página não existe mais, o site de origem não existe mais, isso pode ocorrer tanto interno quando externamente, de qualquer forma se tornou um link morto.

Agora imagine verificar links regularmente? Deve dar um trabalhão, sim esta correto, mas é importante manter isso sempre funcionando bem para garantir boas posições.

Felizmente existem ferramentas que nos ajudam e facilitam o trabalho, confira duas abaixo:

https://validator.w3.org/checklink
https://www.google.com/webmasters/ (aqui poderá cadastrar seu site e ver relatórios de erros)

Eu recomendo verificar seu blog pelo menos uma vez ao mês caso tenha pouco conteúdo e depois pelo menos a cada 15 dias quando já tiver mais visitas, isso ajuda a garantir a qualidade do blog.

6 – Utilize o Plugin SEO do Yoast (apenas para WordPress)

Essa é uma ótima dica SEO, é extremamente simples. O WordPress é sem dúvida a plataforma mais popular para blogs e CMS, e existe um plugin para ele chamado Yoast  SEO.

Acredito que a maioria utilize o WordPress por isso o plugin é muito útil, ele é simples de utilizar e ajuda com dicas para melhorar o SEO do site. Ele traz recursos para ajudar a identificar as melhorias que precisam ser feitas no post para que fique bem otimizado, é de fácil manuseio e traz dicas desde SEO para imagens até a parte de on-page como links internos, otimização de títulos e descrição, densidade de palavra-chave. E o melhor você não precisa de um desenvolvedor ou conhecimento técnico para conseguir entender é tudo muito intuitivo.

É isso, as dicas de SEO são simples, mas muito eficientes, parece às vezes ser repetitivo, isso é o que funciona bem se colocado em pratica. É fundamental realizar essas melhorias em suas publicações para que elas possam trazer retorno em relação a posicionamento, mas lembre-se utilize com moderação e sabedoria o conhecimento pra evitar excesso de otimização. E ai se você já faz ou fez as melhorias já conseguiu perceber alguma mudança?