Raio X do site com o Google Analytics

O serviço Google Analytics traz estatísticas detalhadas sobre a audiência de seu site e ainda é gratuito

Você tem alguma ideia do sistema operacional, browser, tipo de conexão ou até resolução de tela que os visitantes do seu site usam? Ou ainda de que cidade ou região ele é? É simples, o Google Analytics responde isso pra você.

serviço de medição de acessos gratuito do Google traz essas e outras informações detalhadas sobre a audiência do seu site através da analise de suas páginas.

Ele funciona de forma simples, através da inserção de um script em seu site, é como um analisador de logs – monitora as atividades em suas páginas e fornece as estatísticas referentes às informações obtidas.

Google Analytics é um serviço gratuito e permite monitorar diversos domínios com apenas uma conta de usuário. Ele apenas possui uma limitação que é um total de 10 milhões de hits por mês para valores acima disso é necessário fazer um upgrade para conta Google Analytics Premium.

Para implementar o Google Analytics é simples, basta copiar o script fornecido pelo Google ao final do processo de criação da conta e cadastro do domínio, depois colá-lo em sua página, de preferência em todas, para que possa monitorar e obter todas as informações. O melhor de tudo é que para isso não precisa instalar nada no servidor e é instantâneo, onde a ferramenta até permite ver algumas informações em tempo real.

google-analytics-tempo-real

Sobre as Estatísticas do Google Analytics

A quantidade de informações e detalhes que o GA(Google Analytics) fornece é impressionante. Por exemplo, é possível ver informações geográficas sobre os usuários do site, saber quais países, estados ou cidades trazem mais acesso. Ainda existem informações sobre origens do tráfego se vieram através de ferramentas de busca como o próprio Google ou Yahoo, se o acesso foi direto ou de outros links. Saber quais palavras geram mais tráfego para seu site, percentual de novas visitas e de usuários que retornaram, todas essas informações podem ser vistas com pouca diferença de horas.

Todas essas informações facilitam muito o acompanhamento dos acessos, já que as estatísticas estão disponíveis de forma simples, isso o torna um grande diferencial e uma ferramenta indispensável para a equipe de marketing ou mesmo você nas ações para melhorar a visitação e o retorno.

Interface fácil e agradável

A interface do Google Analytics é simples e se caracteriza pelo visual, rico em gráficos e detalhes. A página de entrada do serviço mostra os dados mais comuns e pode ser personalizado de acordo com as informações que deseja ver. Cada bloco de informação pode ser arrastado, trocado ou eliminado. Assim o webmaster ou profissional de marketing digital pode fazer uma página personalizada com as informações que realmente interessam, tornando mais relevante para o dia-a-dia.

Na área de gráficos o serviço utiliza uma linha de tempo para que possa ver as informações de um determinado período ou sua evolução dos últimos dias, por exemplo dos acessos, ou gráficos em pizzas para saber quais os navegadores mais utilizados. É uma forma mais interessante do que aquela tabela cheia de informações, embora ela também fique visível.

google-analytics-interface

Integração com Google Adwords e Adsense

Uma parte interessante da ferramenta é a parte de integração do Google Analytics com o Google Adwords ou Adsense.

Por meio desse recurso é possível acompanhar com maior precisão o retorno das campanhas publicitárias feitas com o sistema de links Adwords, por exemplo. Ou mesmo, acompanhar os rendimentos do Adsense de uma determinada página para saber quais tem maior faturamento.

Para integração, o usuário deve ativar a opção do Google Analytics no gerenciador de campanhas dessas ferramentas.

Exportação de Dados e Acompanhamento por E-mail

O Google Analytics traz opções para exportação dos dados. A opção de PDF, por exemplo, é útil quando se quer uma versão impressa das estatísticas. Já as outras como XML ou CSV, podem servir para integrar com outras ferramentas de analise.

Além disso, é possível programar envios dos relatórios por e-mail o que facilita ainda mais para receber e analisar os dados.

O Google Analytics oferece esses recursos e muito mais e merece sua atenção, não deixe de implementá-la em seu site.