Pinterest: Um guia simples para você começar a entender!

Quer aprender mais sobre o Pinterest?

Então continue neste artigo que vou falar mais sobre o Pinterest, o que é e como funciona, para que você possa entender como pode utilizar essa ferramenta para melhorar seu negócio online e deixar mais lucrativo.

No meio digital sempre estão surgindo novas ferramentas e plataformas, umas ficam mais tempo que outras, algumas tem grande força e ajudam muito no negócio online, como ferramenta para gerar tráfego.

Hoje em dia podemos contar com essa ferramenta também em português o que facilita muito, e sem dúvidas ela merece um pouco da sua atenção.

No Brasil o interesse pela ferramenta só vem crescendo, nos últimos 5 anos, como pode ver na imagem abaixo, e com isso é mais conteúdo para os visitantes.

Crescimento Pinterest

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma ferramenta de boletim virtual que permite os usuários encontrarem imagens, vídeos e links e armazenarem em seu perfil, você pode facilmente classificar através de pastas, seguir outras pessoas, criar pins, a grande sacada é descobrir e compartilhar conteúdos de outras pessoas, sites e blogs.

Pinterest como fonte de trafego

Você pode facilmente criar pastas e classificar, uma forma comum é utilizar temas ou assuntos.

O conteúdo no Pinterest é muito visual, as pessoas utilizam muito infográficos ou chamadas bem atrativas e isso acaba gerando muito mais visualizações, logo no começo você já consegue identificar o conteúdo.

E ai ficou alguma dúvida sobre o que é o Pinterest? Então só deixar nos comentários que lhe ajudamos.

O Pinterest pode ser uma excelente ferramenta para lhe ajudar no Marketing Digital, se você quer saber de como vender mais usando o Pinterest ou mesmo como fonte geradora de tráfego você precisa se especializar mais nele.

Como funciona o Pinterest?

A forma mais simples de entender como funciona o Pinterest é criar uma conta e começar a utilizar, tudo é muito simples e intuitivo.

O uma coisa que não sei dizer se é boa ou não é que é “viciante” para quem está buscando ideias, ele é simplesmente sensacional.

O Pinterest é uma ferramenta muito visual, onde você encontra imagens, infográficos, passo a passo ilustrados, ideias, tendência e tudo mais que possa imaginar.

Você pode dar Likes, “Repins” que seria como um retweet na publicação. Pode montar uma pasta e adicionar suas próprias publicações ou de outros já existentes, uma excelente forma de organizar é separar por assuntos ou temas.

Você pode criar pastas como Marketing Digital e colocar todas as ideias nela, outra com nome de Lista de E-mails e colocar nela as ideias que encontrar.

A ideia é depois que o visitante criar seu perfil, é postar imagens de outros sites em sua conta do Pinterest, coisas de seu interesse.

Para facilitar você pode adicionar a extensão do Pinterest ao navegador Chrome ou Firefox, ela habilita o botão “Pin-It” que permite salvar diretamente em seu perfil.

Conforme você navega pelo Pinterest encontrará muitas ideias, você pode definir assuntos de seu interesse para filtrar aquilo que aparece para você.

São tantas as ideias que você precisará disso para não se perder. Se você tem um negócio online e busca por exemplo por “Ganhar Dinheiro”, “Negócio Lucrativo” ou “Ideias de Negócio” irá aparecer coisas relacionadas.

Já se você curte artesanato poderá colocar para aparecer ideias relacionadas como por exemplo Patchwork, Tecidos, etc. tudo para lhe ajudar.

site-pinterest-img

O que é Pin?

Pin é a imagem que você pregou no Mural (Pinterest). Toda vez que adicionar uma foto, link ou vídeo ela se torna um “Pin” onde você pode colocar um título, tags e descrição.

As pessoas que verem seu Pin também podem salvar seu Pin, comentar ou compartilhar em outras redes sociais e dizer o que acharam da sua imagem.

Não precisa ser uma foto tirada por você, mas sim uma imagem que você achou legal na internet, que viu em um blog ou site.

Pinterest e as pastas salvas

Em sua conta no Pinterest como já falei antes você pode criar pastas e administrar ou organizar várias pastas, essa é a base para organizar seu perfil.

Dessa maneira você conseguirá manter todos os seus interesses separados em pastas.

Quanto mais ideias e conteúdo organizados elas tiverem mais as pessoas gostam, esse tipo de organização atrai muitos seguidores.

Você pode por exemplo também seguir pessoas que gostam de determinado assunto e salvar seus Pins, seja apenas um especifico ou toda a pasta.

Isso dependerá do quanto relevante é o conteúdo dele para você e lhe permite um maior controle sobre seu perfil.

Com a pratica vera o quão gostoso é manter tudo organizado no Pinterest.

Controlando suas pastas e pin no Pinterest

Uma coisa que gosto muito também é o controle que ele lhe oferece sobre o conteúdo que você coloca lá.

Na pasta você pode determinar:

  • O nome da pasta
  • Descrição
  • Categoria
  • Capa
  • Se ela é secreta ou não
  • Colaboradores
  • Além de arquivar ou mesclar

Já no pin você também tem alguma opções:

  • Qual pasta ele pertence
  • Subpasta se tiver
  • Descrição do pin com tags
  • Link do Site

Tudo isso para que possa ter uma maior organização dentro do seu perfil.

Hoje eu considero o Pinterest como uma das minhas “caixas de ideias”, sem dúvidas ele é um lugar onde você pode encontrar aquela ideia de que tanto precisa ou mesmo divulgar algo que servirá para alguém.

Pinterest para empresas:

O Pinterest é uma excelente ferramenta e ela pode ajudar a tornar seu negócio mais lucrativo.

Utilize ele inicialmente como um usuário comum até entender bem como ele funciona, em seguida comece a divulgar seu negócio online.

Isso lhe dará mais experiência e você entenderá como poderá utilizar para gerar tráfego para seu blog por exemplo ou mesmo para fazer vendas.

Você pode facilmente divulgar promoções, produtos e serviços. Talvez fazer um pin daquele post que você fez, ou quem saber divulgar a foto do produto novo, criar pastas com assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.

Tudo isso é possível e muito mais, o que você precisa é de um pouco de criatividade e colocar a mão na massa.

Se ainda assim tiver alguma dúvida deixe seu comentário ou envie uma mensagem que terei o prazer em ajudar!

Sucesso e bons negócios.