Negócio Mobile: 9 dicas para otimizar seus e-mails

Cada vez mais com a utilização de celulares para acessar a internet no dia a dia, é quase certeza que seus e-mails serão lidos em um smartphone, as pessoas vivem conectadas e através dele é possível ficar online 24 horas.

Pesquisas já mostram que o acesso a sites estão crescendo cada vez mais no celular, o mesmo vale para e-mails, é uma tendência que veio para ficar e isso não deve mudar tão cedo.

Mas a pergunta que lhe faço é bem simples, suas mensagens enviadas estão prontas para serem lidas no celular? Elas continuam de fácil visualização e atrativas nesse dispositivo? caso deseje saber mais sobre Negócio Mobile, clique aqui e conheça esse treinamento.

Negócio Mobile – separei algumas dicas para lhe ajudar com isso:

1 – Assuntos curtos, diretos e irresistíveis

Muitas vezes o que você coloca no assunto é o que fará que a mensagem será lida ou não, é aí que o usuário tomará a decisão de saber o que você enviou para ele.

É muito importante otimizar ao máximo a linha de assunto do e-mail para mobile, geralmente nos desktop você visualiza cerca de 60 a 70 caracteres, mas quando tratamos de dispositivos móveis esse número praticamente cai pela metade e chega a 25 a 30 caracteres.

Ou seja, nessa hora você deverá conseguir passar a mensagem logo no começo, ela precisa ser curta, direta e convincente para fazer com que o usuário queira ver sua mensagem.

2 – Otimize seu nome no campo remetente “De”

O nome de identificação do e-mail o “De” é um elemento muito importante, ele geralmente fica bem visível para ajudar a identificar de quem você recebeu a mensagem, ou seja em uma campanha essa informação já será visualizada facilmente pelo destinatário.

Escolher um bom nome aqui faz toda a diferença, evite nomes genéricos como [email protected] ou vendas, marketing ou outros corporativos.

Procure utilizar um nome como se fosse uma pessoa ou amigo, isso facilita muito e a identificação e passa mais confiança para quem recebe.

3 – Crie um bom texto pré-cabeçalho (preheader) que seja irresistível

Esse não é apenas mais um termo que você precisa conhecer, provavelmente você já sabe o que é, mas não deve estar associando a ele.

O preheader é um pequeno trecho de texto inserido no começo da mensagem, antes de tudo, muito comum no e-mail marketing, ele geralmente é exibido ao lado do Assunto em suas listas de mensagens.

Sem dúvidas mais um item importante para ajudar a melhorar a sua conversão.

4 – Utilize modelos responsivos

Procure sempre optar pelos modelos responsivos de mensagens, mesmo se você escolher utilizar os modelos (templates) já disponíveis nos serviços de e-mail marketing, por exemplo.

A grande vantagem do modelo responsivo é que eles acabam se adaptando automaticamente a tela dos dispositivos onde são visualizados, seja ele smartphone, tablet ou PC a visualização sempre será mais harmoniosa e isso evita que a mensagem seja cortada ou não fique totalmente visível.

Isso garante uma maior visualização e melhor conversão no caso de leitura.

5 – Tenha uma chamada de ação (CTA) em destaque

A chamada de ação é fundamental para que você tenha uma boa conversão, a partir do momento que você quer que seu negócio mobile se destaque.

Um Call To Action (CTA) maior e em destaque ou banner atrativo e criativo vai definitivamente destacar em qualquer dispositivo, mas tome muito cuidado para que ele não tome todo o espaço, é importante ele ficar harmonioso com todo o conteúdo.

Ele precisa ser de fácil leitura e identificação, ter um tamanho bom que permita o usuário clicar com facilidade.

6 – Seja objetivo em suas mensagens

Vale lembrar que a maioria dos leitores não gastará muito tempo lendo suas mensagens. Os textos não podem ser muito extensos, precisa ter mensagens objetivas e claras, ele não pode gastar tempo tentando decifrar o que você deseja com esse e-mail.

A Copy do e-mail não pode ser grande, ela precisa ter um foco, isso permitirá que elas assimilem o conteúdo sem precisar ficar rolando muito para ler seu e-mail.

Parágrafos curtos costumam ajudar muito, utilize palavras-chave relacionadas a mensagem principal, e se possível uma chamada de ação logo no começo.

7 – Combine informações e contexto para atender melhor o cliente

Procure trabalhar bem o conteúdo das mensagens, contextualizar ajuda muito quando pensamos nos dispositivos móveis, principalmente em ações de marketing, você pode utilizar informações em tempo real, gerar conteúdo baseado na localização do usuário, entre outros recursos para ajudar na conversão.

Procure personalizar a mensagem e ao mesmo tempo automatizar, já existe ferramentas no mercado que permitem isso, principalmente quando trabalhamos com produtos ou conteúdo específico.

Procure aproveitar ao máximo as listas segmentadas.

Saber entregar o que o usuário precisa ou buscou é o ideal para atender sua necessidade ou desejo.

8 – Antes de enviar faça um teste de visualização

Essa é uma coisa importante que muita gente esquece, testar antes de enviar.

As ferramentas de automatização de marketing ou e-mail marketing permitem fazer testes de envio, ou mesmo de visualização em diversos formatos.

Essa verificação é importante para ver como ficará a mensagem final, e como ela se comporta no dispositivo, é sempre bom fazer uma última revisão antes do envio final.

E isso é muito simples, rápido e você poderá fazer os ajustes necessários, não tem como não fazer ou ficar inventando desculpas.

9 – Faça testes A/B

Isso mesmo, tanto no assunto, no preheader como no conteúdo é sempre bom fazer testes.

Isso lhe permitirá achar o melhor formato de mensagem para seu usuário, uma simples mudança na cor do botão do Call To Action poderá fazer toda a diferença no resultado final.

As vezes criar dois modelos de mensagens e enviar cada um para 5% de sua lista e analisar a conversão para então escolher o que deu o melhor retorno para enviar para os outros 90% é uma boa estratégia.

Lembre-se essas ações visam melhorar a conversão e com isso melhorar seu retorno.

Agora é mão na massa e começar a colocar em pratica, é a partir disso que as coisas acontecem.