O que é Wordpress e como ele funciona?

O WordPress é uma plataforma de publicação de conteúdo, através dele é possível criar blogs, sites e até lojas virtuais.

Uma das grandes vantagens do WordPress é ter o código fonte aberto (onde você tem acesso a todo o código se desejar), assim ao longo dos anos atraiu muitos desenvolvedores e ainda vem atraindo, pelo WordPress ser livre e gratuito.

Atualmente existem milhões de sites que utilizam o WordPress como plataforma, desde empresas pequenas até grandes marcas.

Ele é uma ferramenta de fácil gerenciamento, de atualizações constantes, e está sempre passando por melhorias.

Quais os benefícios de utilizar o WordPress

– Código Fonte Aberto: Isso significa que você terá acesso a todo conteúdo dele para fazer as alterações quando necessárias. Poderá você mesmo, mexer se tiver o conhecimento necessário ou contratar alguém para fazer.

– Comunidade Ativa de Desenvolvedores: Existem muitas pessoas que trabalham constantemente para melhorar o WordPress e ainda contribuem com a criação de temas e plugins (de forma simples, seriam complementos com funcionalidades especificas) para facilitar, cada vez mais, a vida de quem utiliza.

– Personalização Completa do Design: Você facilmente pode personalizar seu site ou blog utilizando um tema. Eles também permitem trocar o design do seu projeto, existem diversos temas profissionais no mercado, por exemplo, o que eu utilizo em meus projetos é o tema Épico da Uberfácil.

– Otimização Constante para mecanismos de Busca: Uma coisa que está sempre em melhoria devido à grande comunidade ativa, o WordPress já traz melhorias nativas pensando nos mecanismos de busca e usabilidade.

– Fácil Instalação e manuseio na gestão de conteúdo: Acredito que esse seja um dos grandes diferenciais, o WordPress é muito simples e fácil de utilizar, a publicação de conteúdo e gerenciamento se torna rápido devido ao modo como foi construído, você não precisa ter conhecimento técnico de programação para utilizar.

Podemos dizer que o WordPress está em constante melhoria e regularmente são disponibilizadas atualizações que garantem correções de segurança e melhorias em sua estrutura.

Como posso utilizar o WordPress?

Atualmente é possível utilizar o WordPress de duas formas bem simples, seja fazendo o download e instalando em seu servidor de hospedagem ou diretamente no serviço do WordPress.com, onde você poderá criar seu blog gratuito ou optar por contratar um plano Premium.

A versão gratuita do WordPress.COM traz algumas limitações como personalização de design básica, espaço limitado para utilização, anúncios nas páginas, não é permitido instalar plugins e nem temas entre outras limitações.

Já o WordPress instalado em sua hospedagem de site é muito mais livre você poderá personalizar, instalar temas e plugins, utilizar com domínio próprio de forma mais simples.

Por exemplo, a Hospedagem da Kinghost ou Hostgator já oferece a instalação rápida, onde em poucos cliques seu blog estará instalado e pronto para o uso.

O WordPress também está disponíveis nos mais variados idiomas.

Vale lembrar que se utilizar a versão hospedada por você, será possível personalizar e ter mais recursos à disposição.

Se mesmo assim você não se sente seguro para se aventurar e instalar tudo sozinho, tem o curso que te ensina desde a criação do blog até a monetização é o Formula do Negócio Online, acesse e dê uma olhada, nele tem o passo a passo para fazer tudo de forma bem simples.

Mas tenho certeza que não terá dificuldades em utilizar o WordPress, vale muito a pena já começar com um domínio próprio e hospedagem para começar a promover desde o inicio sua marca.

Se sua intenção é criar um blog e publicar conteúdo sem dúvidas o WordPress é a ferramenta certa para você.

Qualquer dúvida só deixar abaixo que estou à disposição para ajudar.

Sucesso com seu blog!