O que é um blog de nicho?

Aqui irei explicar de forma bem simples o que é um blog de nicho. Mas antes é importante saber o que é um blog.

Bom, resumindo, um Blog é um site com uma estrutura simplificada que permite de forma fácil sua atualização com frequência de seu conteúdo (textos, imagens, vídeos, etc).

A atualização constante dessas informações é fundamental para atrair usuários e formar uma boa audiência, e a partir daí ganhar dinheiro se esse for seu objetivo, porém não é tão fácil assim e requer muito trabalho.

Quando falamos de blog de nicho, estamos nos referindo a um blog que trata de um assunto específico, para um determinado público, isso chamamos de nicho de mercado.

Então o que é nicho?

Nichos são segmentos de mercado como Ganhar Dinheiro na Internet, Beleza e Estética, Saúde, Turismo Regional, Relacionamento, Serviços de Arquitetura, etc. Existem muitos disponíveis para escolher.

O Blog de Nicho

O Blog de Nicho é exatamente voltado para um determinado assunto, se você gosta de arquitetura, por exemplo, poderá criar algo direcionado para isso, falar sobre decoração de interiores, estilos, cores para casas, etc.

Se seu objetivo é ganhar dinheiro com o blog é fundamental trabalhar bem o nicho, se bem escolhido e trabalhado o nicho pode facilitar muito a divulgação. Mas você não precisa necessariamente conhecer o nicho, pode escolher outros que ache mais lucrativo, basta depois trabalhar bem ele.

Quando estiver criando o seu blog para alcançar o sucesso, não deixe de se preocupar com alguns pontos muito importantes como:

– Aparência do Blog: pense no seu público ao escolher as cores e elementos gráficos para montar o seu layout, analisar o site de concorrentes pode ajudar a escolher melhor que linha irá seguir para o seu projeto, entender o público é fundamental na sua construção.

– Atualização regular: é fundamental para o sucesso do blog, publicações regulares que ajudam a fidelizar os clientes, pois eles se acostumam com suas publicações periódicas e retornam para ler o que é de interesse deles e passam a te seguir, você pode publicar textos, imagens, vídeos e áudios. Além disso, ajuda com o Google e aumenta a presença com suas atualizações.

– Conteúdo de qualidade: escreva algo de qualidade, extremamente importante gerar conteúdo relevante, pesquise o que o seu público esta procurando e monte uma pauta de conteúdo sobre esse tema, crie tópicos com mais procurados, conteúdos que estão em destaque, ofereça o que o cliente deseja, entregue algo para ajudar seu cliente, que seja útil para ele, não seja superficial no conteúdo tentando apenas oferecer produtos, não tente apenas vender.

Então um blog de nicho é um blog que explora um segmento, com necessidades específicas, e que esse pode ser pouco explorado por outros blogs. Não precisa ser novidade, mas seria bom se for pouco explorado por outros blogs e ter um público alvo (nicho de mercado) bem identificado e quantificado. Um exemplo simples seria um blog sobre arquitetura que explora arquitetura de interiores ou outro determinado segmento. Mas falar sobre arquitetura ainda assim é um assunto muito genérico e podemos segmentar mais. Mas se você identifica arquitetura de interiores em especial e começa a falar somente sobre isso, ai você tem um blog de nicho.

Mas lembre-se existem muitos nichos e como um professor me disse uma vez “O sol nasce para todos!” basta você correr atrás.

Boa sorte!