O que é SEO? Um guia básico sobre SEO (Search Engine Optimization)

A maioria dos blogueiros iniciantes não estão muito preocupados com o SEO, alguns nem sabem o que é SEO (muitos não entendem a importância para seu blog ou site), vejo alguns clientes ainda perguntando o que é? Bem, com a criação desse blog decidi falar mais sobre isso, então resolvi escrever este artigo sobre o que é SEO? de forma bem simples.

Na verdade, o que é SEO (Search Engine Optimization)?

De forma bem simples falando de SEO e explicando o que é sem utilizar termos técnicos. Imagine uma pessoa comum na internet, e que essa pessoa utilize um site de busca, provavelmente o Google para encontrar conteúdo sobre um determinado tema, agora sempre que essa pessoa digitar qualquer palavra-chave na barra de busca do Google será apresentado uma lista de milhares de sites. Estou certo?

Agora, já parou para pensar em como esses sites são classificados e posicionados nos resultados de pesquisa? Qual o critério pelo qual o “Site A” aparece na frente do “Site B”, porque o do concorrente aparece na frente do meu? Bem, isso tudo é SEO (Search Engine Optimization) e depois que aprender verá que é simples.

SEO (Search Engine Optimization) são processos e técnicas para deixar seu site mais otimizado (melhorado) para os sites de busca e assim melhorando a sua classificação na SERP (Search Engine Result Pages).

Existe uma grande diferença entre o site estar ou não na primeira página, isso é visível através do tráfego que ele recebe, as primeiras posições recebem mais visitas que as últimas. E é bem simples de entender que o site exibido na primeira página provavelmente vai conseguir uma quantidade enorme de visitantes, pois eles tendem a visitar sempre os primeiros por acharem mais relevantes na busca feita.

Sites de busca como o Google, Bing entre outros possuem muitos algoritmos (fórmulas para classificar o site) utilizados para calcular o posicionamento (relevância) das páginas da Web que são exibidas nos resultado de busca.

SEO é realmente importante?

Depende! Se você quer que seu site apareça nas primeiras posições e fique por ali com possiblidade de gerar mais visitas e assim dar mais retorno, posso dizer que sim.

As visitas orgânicas (aquelas que vêm do site de busca sem ser por anúncio pago) são em muitas vezes a maioria, podemos dizer que em muitos casos chega a até 80% e é tudo gratuito. Ai entra a importância de entender o que é o SEO. Seus visitantes são como o combustível, o sangue para seu site. Sem ele tudo ficará parado, um site que não tem acesso para que serve? Reflita o quanto as pessoas que visitam seu site são importantes para você!

dicas-seo-para-trafego

Como os motores de busca (site de busca) funcionam?

Os sites de busca utilizam um programa ou site chamado de Crawler  (Google Bot o nome oficial do Google Web Crawler) eles são rastreadores de sites e links.

O rastreador visita a página da web e lê todas as informações e salva em seu índice, posteriormente utilizará essas informações para as pesquisas e resultados de busca baseado na palavra-chave pesquisada que seja relevante. A cada dia o número de páginas só aumenta é vai se tornando quase impossível de se rastrear todas as páginas.

Por isso, você deve se preocupar com o SEO para ajudar a facilitar que seu site seja encontrado, apresentar o Sitemap (arquivo com o endereço das páginas de seu blog) para ajudá-los a indexar todas as páginas da Web de seu site facilitará muito.

Como os sites de busca classificam o seu blog?

Como já citei acima os sites de busca utilizam muitos fatores para determinar a relevância de qualquer página da Web (especialistas dizem que o Google tem mais de 200 fatores, por exemplo). Cada motor de busca (site de busca) utiliza algoritmos diferentes para classificar uma página da Web. Por exemplo, vendo o Google, eu acho que eles dão muita importância para otimização Off-page (fatores e melhorias externas como backlinks), em comparação com otimização On-page (melhorias internas como links entre as páginas por exemplo). Otimização off-page pode para uns não significar nada, mas se você fizer os sites olharem para o seu com mais autoridade por exemplo, obtendo backlinks de qualidade e ações sociais e Google + 1. O número de backlinks maior irá ajudar a classificar o seu site.

Por exemplo, se olharmos o Bing e Yahoo, desde que eles compartilhem o mesmo algoritmo e são a mesma empresa, dão mais importância para otimização On-page. Ainda não consideram a idade do site em termos de determinação de posicionamento. Mas, o principal é que não depende do que eu disse, os motores de busca estão se tornando mais inteligentes a cada dia, vivem mudando os algoritmos, a forma como classificam, tudo isso para melhorar experiência de pesquisa para as pessoas.

E a prova disso são as atualizações do Google chamadas de Pinguim e Panda que atingiram milhões de sites e os seus donos até hoje estão lutando para reposicionar e voltar a ganhar dinheiro na internet como antes.

O que mais posso dizer? Tudo que você precisa saber para entender o que é SEO esta nesse artigo, é o suficiente para começar a aprender a importância de saber SEO e começar a posicionar seu site.

Se você entendeu e quer saber mais ou se ainda tem dúvida, deixe seu comentário, mande uma mensagem, como preferir estou aqui para ajudar. Conte comigo!

Então me diga já sabe SEO?