O que é Monetização de blogs e como ela funciona

Quando começamos a trabalhar com blog para ganhar dinheiro com internet o termo monetização passa rapidamente a fazer parte de nossa vida, se torna um termo muito comum no nosso dia a dia. Mesmo assim muitos iniciantes ainda perguntam o que é monetização de blogs, esse termo é facilmente encontrado em artigos relacionados a ganhar dinheiro com internet, seja com blogs, Facebook, Youtube ou outros canais e ainda assim é muito desconhecido por muita gente ou não tem noção sobre o assunto. Para entender melhor sobre monetização resolvi escrever esse artigo para que possa reforçar e tirar as dúvidas que venham a aparecer.

É comum muita gente começar um blog seja por hobby, diversão ou até mesmo para ajudar alguém passando uma mensagem e nunca ter pensado em monetização do blog, justamente por não conhecer sobre o assunto e nesse momento ela pode estar deixando passar uma grande oportunidade de ganhar dinheiro com internet, através de seu blog e conteúdo, seja como profissão ou simplesmente para cobrir despesas e funcionar como uma renda extra.

Quando você chega num ponto onde toma a decisão de inserir ferramentas de monetização em seu blog, ele deixa de ser hobby e passar a ser uma fonte de receita extra ou até mesmo profissão.

Através desse artigo você entenderá mais sobre monetização e que é possível ter vários anunciantes para o seu portal e com isso ganhar de várias formas seja por cliques, vendas ou simplesmente exibição de anúncios e quem sabe até captando cadastrados.

como funciona monetização

Como funciona a monetização de blog

Entenda o que é monetização de blogs de forma simples. A definição básica para monetização é a ação de transformar serviços, materiais, títulos, informações em dinheiro. Ou seja, pega algo e transforme em Money.

Quando falamos de monetização de blog estamos falando em gerar receita (dinheiro) através do conteúdo que você gera para o site, através das visitas que ele recebe, inserção de anúncios, links, e qualquer outra forma de divulgação que possa ser feita nele, ou através de captação de informação dos visitantes como cadastro de e-mail para comercialização.

Antigamente criávamos o blog apenas como hobby e diversão, para divulgar algo do que gostamos e queríamos compartilhar. Mas nos dias de hoje podemos dizer que isso mudou muito, eles ficaram mais profissionais, com mais recursos e com isso geram custo, tomam tempo e consequentemente necessitam gerar receita para suprir essa parte e vai além, muitos profissionais trabalham exclusivamente com isso.

Quer um exemplo simples? Aquelas blogueiras que trabalham com maquiagem, que postam informações sobre produtos, fazem testes, opinam sobre novas linhas de produtos, o mercado de estética é muito grande e milionário, e sem dúvidas vem fazendo muitos profissionais dessa área feliz pois movimentam milhões e dão grande visibilidade para quem trabalha nessa área.

Através de empresas como Lomadee e Zanox, por exemplo, é possível através desses programas de afiliados desenvolver parcerias que promovam grandes marcas como Boticário, Natue e outras marcas que permitem uma grande divulgação através de anúncios que podem ser inseridos nos blogs e em troca de uma comissão, clique ou impressões que acabam gerando renda para seus donos.

Existem muitas formas de monetização de blogs

Após entender o que é monetização fica muito mais fácil ver as possibilidades de como é possível monetizar um blog, são muitas opções disponíveis no mercado, entre as mais comuns estão:

  • Geração de tráfego para sites parceiros;
  • Venda de infoprodutos e produtos físicos;
  • Inserção de anúncios de terceiros;
  • Simples divulgação da marca;

Atualmente no mercado brasileiro existem muitos programas de afiliados que podem ser usados para monetizar um blog, isso sem contar os internacionais que acabam as vezes atual no Brasil também. O segredo é encontrar um que se encaixe com o seu público e fique integrado com o conteúdo do seu blog sem ficar parecendo muito como publicidade, dessa maneira poderá ter um maior retorno.

Entender tudo isso é muito importante para que consiga monetizar de forma eficiente, uma maneira muito boa é através do Google AdSense, o conteúdo do anúncio muitas vezes é contextual ou de remarketing o que se encaixa muito bem como conteúdo do blog, tornando assim mais natural para quem está visualizando. Esse é um dos grandes segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados, mas que muitas vezes é deixado de lado pelos profissionais da área.

Principais ferramentas de monetização de sites

Atualmente no mercado existem muitas formas de se monetizar um blog, são várias as opções para você começar a ganhar dinheiro, e saber fazer a escolha é muito importante.

Um que é muito conhecido por quem trabalha com blogs é o Google AdSense, um programa do Google para afiliados, ele é uma rede de anúncios, onde ao colocá-lo em seu blog você irá exibir anúncios do Google AdWords e redes parceiras. Para participar você precisa se cadastrar no site do AdSense e ter um blog com conteúdo já gerado e funcionando, respeitar as regras e atender os requisitos, é tudo muito simples, é um dos mais populares.

Ele é extremamente flexível como citei acima pois pode exibir anúncios em texto ou gráfico, pode ser contextual (exibir anúncios relacionados ao seu conteúdo) ou de remarketing, e possui uma grande variedade de anúncios e pode ser personalizado tanto no formato quando na cor e fonte. Ele se encaixa muito bem em qualquer projeto.

O AdSense paga por número de exibição (CPM – Custo por Mil Impressões) ou por Cliques (CPC – Custo por Clique). Uma das grandes vantagens é o pagamento em dólar (você receberá em reais com a cotação do dia) e regular devido à credibilidade da marca Google. Sem dúvidas é uma excelente opção para quem deseja monetizar o blog.

Uma excelente opção também é o programa muito utilizado chamado Lomadee. Nele é possível encontrar muitos anunciantes principalmente de serviços ou produtos físicos, por se tratarem de grandes marcas anunciantes você encontra grande variedade de material e formatos, como banners e links. É uma excelente alternativa e pode ser utilizada junto com o AdSense sem problemas.

No caso o Lomadee a forma de remuneração é diferente, ela utiliza o formato CPA (Custo por Aquisição ou Ação que no caso é a venda), ou seja você receberá um percentual por venda realizada que forem efetuadas a partir do seu link de afiliado.

Para se fazer sucesso na internet e ganhar dinheiro online é necessário entender todo o processo, conhecer bem o que é monetização, e também como utilizar as diversas formas a seu favor. Conhecer bem as ferramentas e escolher as melhores para seu blog é fundamental para atingir seu objetivos e conseguir gerar a receita tão desejada.

Outro formato de programa de afiliados que vem crescendo muito no Brasil é o de infoprodutos, e hoje já contam com grandes empresas como Hotmart, Eduzz, Monetizze entre outras, onde você facilmente encontra uma grande variedade de infoprodutos (cursos e e-books por exemplo) em diversos nichos, um dos grandes atrativos desse formato são as comissões que muitas vezes chegam a ser 50% ou mais do valor do produto, o formato é parecido com o da Lomadee, é utilizado o CPA (Custo por Aquisição ou Ação), ou seja receberá toda vez que comprarem pelo seu link.

Lembre-se que existem diversas formas de monetização de blogs aqui apresentamos apenas algumas para poder explicar o que é e como funciona. Não se esqueça que você pode combinar as formas de monetizar entre si ampliando assim sua chance de faturar online com seu blog, o segredo é utilizar a criatividade e testar muito até chegar na melhor otimização possível para seu blog.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida sobre o assunto deixe sua mensagem abaixo.

Sucesso pra ti.