Mentalidade do empreendedor: 5 coisas que podem ser mais importantes que uma grande ideia

Você pode fazer mais a diferença do que uma grande ideia! 

O Empreendedorismo vem crescendo a cada dia, além disso, tem se tornado uma excelente alternativa em épocas de crise, pois é ai que nascem as grandes oportunidades. Diariamente mais e mais pessoas abraçam a ideia de independência, elas desejam muito não depender do emprego formal, ter maior flexibilidade, mais qualidade de vida e colocar seus sonhos em pratica. Isso é uma coisa fantástica, mas afinal o que é preciso para se tornar um empreendedor? Será que só precisa ter uma ideia milionária ou montar um negócio de sucesso, ou é mais do que isso?

Pensando nisso, vemos que apenas uma grande ideia não basta, existem muitas coisas mais importantes do que ter a “ideia milionária” quando se pensa em empreender. Separei 5 pontos importantes que devem se levar em consideração antes da grande ideia na construção de seu negócio.

Consistência

A repetição constrói a reputação!

Se você deseja criar alguma coisa em sua vida, e que seja boa, sem dúvidas precisará se esforçar muito. Ser consistente é um dos aspectos mais subestimado do negócio. É a consistência que faz as coisas acontecerem, se você não levar isso a sério e não for consistente em seu esforço começará muito forte, mas poderá fraquejar e diminuir o ritmo, e poderá não conseguir realizar tudo que deseja com pleno potencial.

Consistência - Mentalidade Empreendedora

A mesma regra você pode aplicar ao seu negócio de forma bem eficiente, faça bem feito, pratique o que fez e assim será melhor a cada dia. Seja excepcional no que fizer, você quer causar impacto, então comece a ser coerente.

Habilidades

Um negócio de sucesso não é ter uma grande ideia e executar até ficar milionário, ele pode nascer de uma ideia pequena e ser transformadora se bem executada, a eficiência de quem esta envolvido pode ser fundamental e ser o diferencial do empreendedor. Imagine uma loja que venda um determinado produto e que ele seja diferenciado dos outros concorrentes e possua também uma excelente qualidade que não seja visível apenas ao olhar, sem dúvidas precisará de bons “vendedores”, nesse caso as habilidades das pessoas serão fundamentais para o seu negócio. Você precisará dessa e muitas outras para compor sua equipe, sem falar na de “Líder” para saber desenvolver cada uma delas a favor do seu negócio.

As relações profissionais criadas com o passar dos anos são muito valiosas e devem ser muito bem trabalhadas. Saber valorizar o individuo e ajudá-lo a se desenvolver sem dúvidas fará bem ao seu negócio e a você como empreendedor. Nunca subestime o poder da boa liderança quando se trata de criar algo grandioso.

Habilidades - Mentalidade

Resiliência

Esse é um dos pontos que acho mais importante, a adaptabilidade é um dos pilares para quem quer empreender. Você como empreendedor que deseja criar um negócio lucrativo precisa ser capaz de trilhar o seu caminho através de qualquer situação, seja com crise ou sem crise, em momentos como esse que o país passa, sempre é necessário se ajustar ao mercado, ao ambiente, fazer adaptações ali e aqui. Ter uma visão ampla e ser capaz de se adequar às circunstâncias levará você mais longe e sem dúvidas ao sucesso de qualquer empreendimento. Ser capaz de mudar e se adaptar com qualquer ambiente de forma criativa sem dúvidas levará você a um caminho de muito sucesso.  Ser flexível te leva mais longe do que o rígido que é incapaz de se adaptar ao mercado e pode ver seu negócio fechado por falta de visão. A capacidade de mudança é uma das maiores forças que o empreendedor pode ter. Use-a!

Resiliência - Mentalidade do Empreendedor

Foco

O Foco é o parceiro da Consistência e anda lado a lado com ela.

Vejo muitas pessoas subestimarem tanto o “Foco” quanto a “Consistência”, principalmente quando isso pode determinar o seu futuro, para onde você vai.

Acredito que isso seja mais um exercício onde constantemente seja necessário reavaliar aonde você esta e aonde você quer chegar, se imagine alguns anos no futuro e veja como estará após realizar tudo aquilo que desejou, ter uma visão do futuro e se imaginar nele poderá ser fundamental para manter o Foco, é ele que te ajudará a superar os momentos difíceis. Ele será a força para continuar por que você sabe que ali na frente você já atingiu o que deseja, É o FOCO que garantirá a realização do que planejou, se ficar saltando de um ponto para outro poderá falhar mais vezes do que espera e assim desistir. O mais importante e poucos dão bola é entender aonde você quer chegar, o que você quer ser ou fazer e que tipo de pessoa se tornará, esse é o FOCO.

Foco - Mentalidade

Mova-se! Avance…

Quem precisa daquela grande ideia de um milhão?

Uma das coisas que acho mais importante é não ficar parado! Quando você se move as coisas acontecem, suas chances aumentam. Mover-se é o catalisador para algo acontecer, é através do movimento que poderemos progredir.

Sabe aquela hora que alguém diz isso não vai dar certo, alguém já fez, não perde tempo… É nessas horas que você não pode ficar sentado no banco de reserva, você precisa levantar-se, agir, movimentar para algo acontecer, sabe aquela voz que fica na sua cabeça dizendo que o jogo ainda não terminou que precisa superar os limites. Movimentar-se, combinar todos os outros itens a seu favor e avançar é o que irá separar você do resto. Não se engane a vida é um produto que é feito através de esforços e no final do dia você saberá o que deseja ser, onde deseja chegar.

 Mova-se - Mentalidade

Esse é o seu momento, olhe para o futuro e comece a movimentar-se!!!