Melhores maneiras para monetizar seu blog

Nem todo mundo que começa um blog começa pensando em ganhar dinheiro na internet, muitas vezes começa apenas como um hobby ou diversão, ou até mesmo para ajudar alguém. Mas com o passar do tempo todo dono de blog começa a pensar na possibilidade de ganhar dinheiro na internet com seu projeto, isso é normal, fazer com que ele gere uma renda, uns apenas para cobrir despesas, outros já pensam em se profissionalizar.

A escolha da estratégia certa de monetização para seu blog, fará você ter um bom lucro com seu projeto. Há muitas opções no mercado quando falamos de monetização, muitas técnicas que podem ser utilizadas pelos blogs para gerar receita e maximizar seu faturamento. Uma boa alternativa é testar diferentes fontes de renda no blog para evitar depender de apenas uma.

Para ajudar relacionamos algumas fontes de monetização muito comuns no mercado e utilizadas por muitos blogs. Caso ainda não tenha experimentado alguma delas sugiro fazer um teste, combiná-las pode ser uma excelente opção.

Top fontes de monetização: Melhores maneiras de monetizar seu Blog

Um dos pontos mais difíceis encontrados por muitos blogueiros é encontrar uma forma eficiente de monetização, uma que pague bem e seja regular. Uma que você consiga ganhar mesmo com baixo ou alto tráfego. Ninguém quer ficar apenas trabalhando, gerando conteúdo e não ser remunerado a altura por isso, tudo tem um custo que ao menos o blog deve cobrir, nesse ponto entra a difícil escolha da forma de monetização.

A partir desse momento onde tudo tá pronto, escolher uma forma eficiente de monetização se faz necessário, algo que seja estável e lhe renda um mínimo para manter o blog.

Nesse artigo resolvi mostrar algumas fontes de monetização muito utilizadas e que possuem grande potencial para gerar uma boa renda extra para quem trabalha com internet à longo prazo.

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados tem se tornado muito comum entre blogueiros no Brasil, já podemos encontrar grandes empresas como Eduzz, Hotmart e Monetizze que atuam nesse formato. Trabalhar com esse tipo de monetização é muito fácil, basta que você tenha um blog, um canal no Youtube ou mesmo uma Fan page que você já consegue começar a trabalhar. O marketing de afiliados é uma grande fonte de renda, mas ainda pouco explorada, muitos ainda não se profissionalizaram para trabalhar de forma eficiente com ela, é possível gerar ganhos recorrentes com serviços, muitas comissões chegam a serem superiores a 50% do valor do produto, sem falar da grande variedade de nichos que se pode encontrar. Trabalhar com Marketing de Afiliados sem dúvidas é uma excelente opção para quem quer monetizar e já pode começar desde cedo sem a necessidade de grande visitação desde que seu tráfego seja qualificado.

Veja um exemplo bem simples, imagine que tenha um site no nicho de Ganhar dinheiro na internet, SEO, WordPress, facilmente você pode se cadastrar em sites como a Eduzz onde tem treinamento de como montar blog, cursos de SEO, ou na plataforma como Hotmart para vender o tema Épico para WordPress. Uma vez inscrito terá seu link de afiliado e estará pronto para começar a promover.

Banners publicitários

Eis aqui uma maneira muito interessante de se fazer renda com blogs, é colocando banners publicitários em seu blog, não confunda isso com o AdSense ou AdNow que irei falar mais para frente.

Aqui você tem ofertas diretas, a pessoa entra em contato interessada em anunciar em seu blog, você defini um valor mensal, por impressões ou como preferir e passar a cobrar regularmente dela para expor o banner em seu blog. Se você tem um blog sobre academias, por exemplo, em São Paulo facilmente pode oferecer o espaço publicitário para academias de sua cidade ou estado dependendo do público do blog ou até mesmo de uma empresa de suplementos alimentares, as possibilidades são muitas, caberá a você fazer testes, contratos de curto prazo no início poderão ajudá-lo a definir valores, além disso, pode fazer parcerias com agências de publicidade para captar mais clientes facilmente.

locais para anunciar nas redes sociais

Redes de anúncios

Considero esse formato uma forma mais simples do banner de publicitário, aqui no caso você não precisa se preocupar em conseguir anunciantes.

Aqui você usa anúncio de terceiros em seu blog como uma maneira de monetizar, é uma excelente técnica e muito eficiente para aqueles que possuem alto tráfego. É muito utilizado por blogueiros principalmente os mais antigos, ela é capaz de gerar altos ganhos para quem trabalha com internet caso seu blog seja muito conhecido.

Nas redes de anúncios podemos encontrar empresas como Google AdSense, AdNow, Hotwords, Boo-box, essas são empresas bem conhecidas aqui no Brasil para monetização através de anúncios de terceiros, no caso as redes gerenciam todos os anúncios, explicando de forma bem simples você gera seu código e coloca no site e a partir disso já começa a aparecer os anúncios.

Por exemplo, O Google AdSense permite que você gere receita para seu blog a partir de CPC (Custo por Clique, você ganhar por cada clique) e também por CPM (Custo por Mil, a cada mil impressões de anúncio). Costuma se ter diversos formatos de anúncios tanto gráfico como texto ou quem sabe mesclar os dois formatos, grande variedade de anunciantes. Em alguns casos os anúncios podem ser de remarketing ou mesmo contextual dependendo do conteúdo do blog. Uma das vantagens são os recursos, pois é possível personalizar para que o anúncio apareça mais natural em seu blog, isso é apenas um pouco do que se pode encontrar, cadastre-se e faça um teste para ver como cada um funciona.

Coaching, Serviços e Consultoria

Certamente se você tiver um blog de nicho deverá ter conhecimento sobre esse nicho, isso muitas vezes lhe permitirá oferecer serviços como coaching ou consultoria dentro da sua área de atuação. Imagine se você tem um site no nicho de alimentação saudável, por exemplo, poderá trabalhar em parceria com nutricionistas, ajudar eles a gerarem conteúdo para seus blogs, ou ainda lojas de produtos naturais, dar consultoria para ajudar a promover seu blog através de conteúdos. Outro exemplo prático é se você tiver conhecimento de SEO poderá prestar serviços para outras empresas de sua cidade, por exemplo, com negócios locais para ajudar a posicionar, além de monetizar seu blog poderá ganhar com serviços extras de consultoria e coaching. Cada vez mais esse tipo de monetização se torna comum entre os blogs, é uma forma de aproveitar todo o conhecimento adquirido e transformá-lo em serviço.

Review e Posts Patrocinados

Review e posts patrocinados pode ser uma forma rápida de monetizar na medida que seu blog ganha fama, começa a aparecer mais, isso o deixará mais visado por outras empresas que desejarão aparecer nele. Em muitos casos você será contatado diretamente por empresa ou profissionais que atuem nessa área para promover o conteúdo deles em seu blog juntamente com link para o site do cliente deles. Tudo costuma ser muito simples, você cobra um valor X por publicação e certo tempo de exibição, e para isso, você receberá tudo pronto onde será necessário apenas publicar com o link indicado. É uma ótima opção se comparado à facilidade que é.

Site de Membros / Assinaturas

Se você tem um blog que fornece conteúdo regular como vídeos e tutorais você pode criar uma área VIP para conteúdo diferenciado como, por exemplo, um site da área de educação, ter aulas extras e exercícios em vídeo para os assinantes que pode ser disponibilizados através de login e senha ou enviados por e-mail, você pode monetizar seu blog com outros formatos e ainda assim oferecer esse sistema de assinaturas facilmente. A grande vantagem é que você continuará gerando conteúdo de qualidade como já vem sendo feito.

Finalizando…

Bom, acima citei algumas formas de monetização que podem ser aplicadas ao blog e como elas funcionam, umas mais simples que as outras.

É muito importante o dono do blog escolher uma ou mais opções de monetização que se encaixem melhor. O mais importante é fazer testes, você pode combinar um ou mais formas de ganhar dinheiro, testar cor e formatos, posicionamento de banners, tudo para tentar aperfeiçoar ao máximo a monetização do blog.

O segredo de ganhar dinheiro online é colocar a mão na massa e testar até achar o melhor formato de trabalho, assim chegará onde deseja, não tenha medo afinal à internet permite isso de forma bem simples e se der errado é só voltar o que era antes.

Bons negócios e sucesso pra ti. Qualquer dúvida deixe sua mensagem.