Google Analytics: Uma pequena Introdução

Google Analytics é uma excelente e eficiente opção como ferramenta para análise digital de seu site, blog ou loja virtual, seja ele, grande ou pequeno, independente da quantidade de acessos que ele possua.

Quem pode utilizar o Google Analytics

Os executivos e empresários

Eles podem utilizar para saber mais sobre seu negócio na internet como:

– Que iniciativa de marketing ou campanhas realizadas é mais eficaz, por exemplo, imagine medir quantos cliques recebeu daquele e-mail marketing ou imagem publicada no Facebook com link.

– Padrões/tendências exatas do tráfego do website. Que tal saber qual o horário os usuários acessam mais seu site? E de onde vem e para onde vão?

– Onde estão meus clientes? Que tal saber a origem dos acessos, regiões ou cidades.

Profissionais de marketing e mídia digital

Eles podem utilizar a ferramenta para descobrir:

– De onde vem os visitantes e o que eles fazem quando estão no site, qual o comportamento deles, o que buscam.

– Analisar as informações e ver como elas podem ajudar a transformar visitantes em futuros clientes

– Qual o tipo de anúncio on-line ou publicidade é mais eficaz e gera mais acessos para o site.

Os desenvolvedores de conteúdo para web (Arquitetura da informação, Web Designers, Programadores)

Saber mais sobre o comportamento dos usuários pode ser decisivo para o sucesso do website.

– Onde os usuários saem do site.

– Quais páginas mantêm os visitantes por mais tempo e qual o tempo médio que eles costumam ficar.

– Quais termos de pesquisa os usuários usam para encontrar o seu site.

Identificar essas informações pode ajudar a elaborar uma estratégia para manter o usuário no site, e melhor, exibindo para ele o que realmente procura.

O Google Analytics ainda pode ser utilizado com outras ferramentas em conjunto, como o Google Adwords e Google Adsense, para ver seus dados.

Google Analytics: Como utilizar?

Google Analytics pode ser utilizado para acompanhar diversos conteúdos na web. Você pode utilizar a mesma conta para vários websites, criar vários perfis em sua conta e ainda visualizar os relatórios individuais de domínios e subdomínios.

E melhor, você pode expandir o uso do Google Analytics para acompanhar suas páginas no Facebook, WordPress e outras soluções, basta pesquisar sobre widgets de terceiros que facilitem a configuração e utilização do serviço, basta conseguir editar a página do blog ou site (como por exemplo no WordPress que oferece plugins para instalação, facilitando assim a sua utilização).

No Google Analytics não é possível acompanhar visitas de feeds RSS, para que ele consiga acompanhar os dados, será necessário que o código de acompanhamento (script) seja executado como, por exemplo, em navegadores web. As visualizações de acesso geradas através dos feeds RSS não serão contabilizadas.

O Google Analytics pode ser utilizado em conjunto com outras soluções de análise web como, por exemplo, a estatística do próprio servidor onde o site estiver hospedado pode trabalhar paralelamente.

Quanto vai me custar usar o Google Analytics?

Nada! É a resposta. O serviço é gratuito, para sites que geram menos de 10 milhões de hits por mês. Se seu site começar a gerar mais do que isso você poderá contratar o Google Analytics Premium (serviço pago). Além disso você pode integrar com outras ferramentas do Google como o AdWords, e caso deseje também o Google AdSense para começar a ganhar dinheiro e acompanhar as estatísticas

Bom agora é trabalhar bastante na divulgação para alcançar os 10 milhões de acessos. Bons negócios!

Referências:
http://www.google.com/analytics