Google AdSense Guia para Iniciantes

Aqui ensino algumas coisas básicas, mas importantes que você deve saber se você está pensando em ganhar dinheiro com a internet através anúncios do Google AdSense em seu blog ou site.

Já há algum tempo eu comecei a prestar atenção no Google AdSense e como utilizá-lo para gerar renda online. Por razões óbvias, as pessoas têm interesse no Google AdSense, mas o que eu senti é que a maioria das pessoas não valorizam muitos aspectos importantes relacionados com o AdSense. Então separei várias dicas em artigos e espero ensinar tudo o que você precisa saber para se tornar um empresário/afiliado bem sucedido com o AdSense. Nesse artigo, eu vou discutir os conceitos básicos do AdSense. Tenho certeza, será muito útil para os iniciantes, muitas vezes na vontade de começar a ganhar dinheiro deixamos de lado alguns detalhes importantes.

O que é o AdSense?

Como escutei de um amigo, é um negócio que dá pra ganhar dinheiro, bom não é só isso..rs.

O AdSense é um serviço de anúncios do Google voltado para Publishers (no caso nós donos de sites e blogs). O Google iniciou este programa junto com o Adwords, o AdSense permite que pessoas exibam anúncios do Google em seus sites ou blogs e gerem renda a partir dele. Os proprietários de blogs ou sites que exibem esses anúncios pelo programa AdSense são chamados de editores (publishers).

Como funciona o AdSense?

Google tem anunciantes em todo o mundo e também regionalizados, a forma como ele funciona é bem simples e eficiente do meu ponto de vista e ainda ajuda a todos. Para entender como funciona preste atenção! Esses anúncios são mostrados em sites dos editores, através do programa AdSense (isso explicando da forma bem simples, pois existem fatores que influenciam na exibição desses anúncios). Quando um visitante de seu site clica em um link de anúncio do Google AdSense, ele o Google gera receitas do anunciante e compartilha uma parte (é possível analisar o CPC – Custo por Clique nos relatórios do próprio AdSense)  desta receita com o editor (no caso você). O valor recebido pode variar bastante, pois cliques em anúncios diferentes trazem diferentes quantidades de dinheiro, porém não existe um valor fixo por clique e pode variar de anunciante para anunciante, dependendo de quanto dinheiro o Google está cobrando dele em particular.

Como usar o AdSense?

Antes de qualquer coisa, é claro, você precisa ter um bom site (um blog também é um site!) com conteúdo de boa qualidade disponível nele de preferência. Se você já tem um site esta meio caminho andado, você pode a partir daí criar uma conta no Google AdSense. Ao se cadastrar é esperar a aprovação para ter certeza que atende aos critérios mencionados na política do AdSense (muito importante ler). Existem alguns pontos que você precisa ter em mente antes de solicitar a aprovação do AdSense (estes conselhos baseiam-se das políticas do Google):

1 – Precisa de um domínio ou subdomínio: Ou seja, você precisará informar o endereço do seu site, o que deseja monetizar para aprovação, ele deverá ser parecido com www.seudominio.com.br (link registro.br) ou seunome.blogspot.com ou outro de seu interesse. Uma URL de site como www.dominioqualquer.com/seunome será recusado pelo AdSense.

Dica: Registre um domínio, já comece da melhor forma possível para aumentar suas chances de faturar mais e depois não ter que mudar algo porque o domínio gratuito mudou ou o site não era seu. O registro de domínio nacional custa R$ 30,00 por ano e você pode achar hospedagem de sites a partir de R$ 9,90 por mês, bem básica só para começar. Resumindo vale a pena já começar de forma mais profissional.

2 – O idioma, no caso do conteúdo de seu site deve estar na lista de idiomas suportados. Aqui imagino que vá começar com o português e não deva ter problemas, mas vai que você deseja algo diferente certo? Nunca se sabe. O AdSense não aceita todos os idiomas por isso o aviso.

  1. Seu site ou blog precisa ter uma boa quantidade de conteúdo (eu recomendo que já tenha alguns artigos publicados e já esteja aparecendo no Google). Aqui recomendo que não seja recente, seria bom se já tivesse pelo menos 1 mês, que já tenha um bom conteúdo, algo que mostre que esteja pronto e funcionando.
  1. O conteúdo do site não deve ser copiado de outro site ou blog na internet. Google pode facilmente detectar plágio e rejeitar o seu pedido, tome cuidado com isso, é muito comum às pessoas copiarem conteúdo de outros locais para agilizar a geração de artigos e depois não conseguirem monetizar. E até serem penalizados.

No caso do Google rejeitar seu site, você poderá reenviar novamente depois de resolver o problema informado no e-mail de rejeição que você recebe. Tente resolver todas as questões antes de reapresentação porque repetir poderá ter sua conta bloqueada.

Alguns detalhes importantes que você precisa saber na hora de configurar sua conta do Google AdSense.

– Atenção, o Google é exigente sobre as informações que fornece a mudança de endereço, por exemplo, mais tarde se desejar alterar poderá não ser tão simples. Eu já tive conta que precisei mudar informações em uma conta já aprovada e não consegui. Era uma simples mudança de endereço, mas que gerou tantos problemas que foi necessário criar uma nova conta. Então, tenha cuidado com isso. Pense bem, pois em alguns casos será necessário criar uma nova conta. E começar tudo de novo.

– Atualmente você recebe o pagamento através de transferência bancária do Google somente após você ter acumulado pelo menos $100,00 (cem dólares) em conta. Não é possível receber menos que isso atualmente, mas você pode determinar um valor maior que seja o mínimo para recebimento, isso facilidade com os impostos e taxas, é  extremamente fácil e confiável, eu particularmente nunca tive problemas com recebimentos.

É assim que você começa no Google AdSense, uma vez que você criou sua conta e tem seu blog aprovado você já pode começar a exibir anúncios em seu site e iniciar a monetização para ganhar dinheiro na internet.

Caso você esteja enfrentando algum problema com o Google AdSense ou se teve dificuldades no início deixe nos comentários abaixo e compartilhe conosco.