7 Formas de Divulgar o seu Post

Você sabe como divulgar seu post? Na maioria das vezes escrevemos um post e publicamos em nosso blog ou no site e no máximo divulgamos no face, não é mesmo!

No entanto, há muitas formas de divulgar seu post e alcançar muitas pessoas sem ser chato.

Por isso, que neste post vou te ajudar a divulgar seu conteúdo de forma simples e de forma consistente.

Aqui você vai aprender a divulgar o mesmo post e ainda tirar vantagem do seu conteúdo.

# Escolha o seu conteúdo

Para começar escolha post do seu blog/site, pode até ser aquele que você escreveu a um tempo e você se orgulha muito dele.

Isso mesmo, escolha uma post pode ser aquele que você já publicou faz um tempo e ainda tem tudo a ver e publique-o novamente e faça com que ele alcance mais pessoas e seja acessado por mais tempo.

Depois de escolhido, então vamos lá!

7 Formas de Divulgar seu Post

Esse é um trabalho que hoje você vai fazer em um post, e nos dias que virão, você irá replicar em todos os seus conteúdos novos da mesma forma.

1 – Prepare 7 descrição (snippets) para o seu post

Descrição de página ou snippet é um resumo do seu conteúdo. Ele não deve ser longo porém tem que ser bem tentador. A descrição é usada nas redes sociais para atrair visitas, é aquele pequeno texto explicativo que vem antes do link.

E toda vez que você criar um post, você deve redigir 7 descrição/snippets diferentes.

Desse jeito, você vai poder compartilhar seus posts com certa frequência sem ficar repetitivo.

Uma dica bacana para elaborar as descrições/snippets é usar 3 itens do seu conteúdo como:

  • subtítulos e chamadas principais
  • citações de trechos importantes
  • estatísticas ou curiosidades do post

Aqui o importante é não ficar repetindo o mesmo texto toda hora nas redes sociais!

 2 – Prepare uma imagem para cada mídia social

Faça uma imagem destaque para o post e aproveite para fazer uma imagem para cada rede social com seus devidos tamanhos. O importante é que cada uma fique diferente!

Aqui você pode usar o Fireworks, o Photoshop, o Canvas. Use a ferramenta que você se sentir mais à vontade.

Guia de Imagens

Desse jeito, você vai conseguir divulgar as imagens sem ficar cansativo. E cada uma vai se adaptar direitinho a cada formato de rede social.

Para o Facebook, gosto de usar o formato 600x 505 nesse tamanho elas não vão ficar enormes.

3 – Compartilhe nas suas redes sociais

Alguns dizem por ai que divulgar um mesmo post mais de uma vez em uma rede social é cansativo e o público não vai gostar. Em certo ponto é uma verdade.

Porém, posso afirmar se você seguir uma organização em suas publicações você vai conseguir compartilhar um mesmo post com certa frequência sem cansar seu público.

Você ainda pode agendar tudo de uma vez só usando a Hootsuite, é uma ferramenta “gratuita” que você consegue cadastrar até três redes sociais e fazer até 30 publicações, já no Facebook você consegue agendar por lá mesmo.

Agora é só montar uma agenda de divulgação para seu conteúdo com: imagens para cada mídia social e descrição. Você pode usar o Excel ou usar esse exemplo a seguir:

Agenda Publicações das Redes Sociais

Esse é apenas um modelo retirado de alguns infográficos e estudos se quiser você pode montar o seu.

A seguir entenda um pouquinho como cada rede social funciona. Vem comigo:

Facebook: ótima para compartilhar o seu post, porém nada de exagerar, pois as pessoas se cansam. O ideal é compartilhar no ato da publicação e no mês seguinte.

Twitter: é a melhor rede para repetição, já que seu tráfego de conteúdo é rápido. Você consegue compartilhar até duas vezes no dia da publicação (manhã e tarde) e nos períodos seguintes. Não esqueça de mudar as descrições/snippets.

Instagram: funciona bem com tudo que seja instantâneo. Por isso, divulgue no ato da publicação e na semana seguinte – claro que com uma imagem diferente.

Pinterest: aqui você pode abusar de várias versões de imagens (e dos infográficos e vídeos). Divulgue na hora que publicar o post, na próxima semana e a cada mês. Você também pode postar em boards (pastas) diferentes, dependendo do tema.

Google Plus: apesar de não ser tão popular, é uma sugestão mesmo que vale tentar. Sempre divulgue na hora de publicar o post.

Lembre-se: Essa agenda deve ser adapta às suas necessidades. Dessa forma suas redes sociais ficarão sempre com conteúdos fresquinhos!

Não podemos nos esquecer de outras redes sociais como o YouTube que é ótimo para divulgar vídeos por ser o segundo maior buscador e mais utilizado.

Quer aprender como utilizar o YouTube em seu blog ou site para aumentar o tráfego. Leia mais aqui nesse artigo.

Outra dica é não esqueça de administrar bem esses horários. E criar planilhas para se organizar!

4 – Envie por e-mail

Há quem diga que enviar e-mail não funciona mais, porém ele ainda é uma ótima forma de comunicação mais qualificada.

Só que para enviar você terá que criar uma página de captura (Landing Page) para formar uma lista de e-mail qualificado, que tenham pessoas interessadas no seu conteúdo ou produto.

Se você não disponibiliza uma newsletter, recomendo que faça isso agora! Você pode usar o MailChimp “gratuito” para começar. (aqui tem um guia definitivo de como usar) ou as ferramentas pagas para obter cadastros e realizar os envios.

Eu indico enviar uma newsletter a cada novo post, e se você quiser pode contratar ferramentas pagas para enviar de forma automática: a pessoa assina o feed e recebe por e-mail.

Outra dica é criar uma série de e-mails para dar destaque a um determinado conteúdo. Por exemplo:

  • 7 formas de divulgar o seu post, dividido em 7 e-mails;
  • As melhores dicas para emagrecer – e-mails apenas com as dicas para emagrecer do seu blog;
  • 50 itens essenciais no guarda roupa feminino – conteúdo dividido.
  • Curso: customize suas roupas – seus posts de faça você mesmo (DIY) em um curso por e-mail;
  • Crie um vídeo. É ótimo para completar o seu conteúdo. Crie um vídeo que explique melhor aquele seu post e divulgue no Youtube e nas suas redes.

Os vídeos podem ser feitos com seu próprio celular, que fica bacana. Não esqueça de adicionar o vídeo ao post!

5 – Compartilhe o conteúdo em PDF

Uma forma legal de divulgar conteúdos é disponibilizar em PDF ou como um e-book. Publicar no Slideshare ou se o seu conteúdo ajuda outras pessoas você também pode disponibilizar ele como uma isca digital, para criar listas de e-mail.

Tudo isso de forma bem simples e sem instalar nada.

6 – Comentários em Blogs e Redes Sociais

É um excelente canal para promover seus artigos, muitos blogs possuem um local para interação, nele é possível deixar comentários onde geralmente você coloca o nome, e-mail, endereço do site e deixa sua mensagem, no lugar do site você pode deixar seu link. Além disso, dependendo do assunto você pode nos comentários colocar o link de seu artigo se achar que irá ajudar. Vale lembrar que isso também serve para as redes sociais, quando você curte uma Fan Page ou esta em um grupo e a pessoa deixa sua dúvida, nesse caso se seu artigo for ajudar é claro que você pode indicar. Mas uma coisa muito importante é não fazer SPAM, evite ficar fazendo postagens repetidas ou mesmo ficar deixando comentários em todos os locais onde não estão relacionados ao seu post.

Publique com moderação, interaja, isso ajudará a conseguir mais publicações aprovadas.

7 – Atualize o seu conteúdo e publique!

Atualizar posts mais acessados, como mudar as imagens, atualizar as informações e deixar o post mais completo vale e muito.

Depois é só divulgar nas suas redes sociais avisando que foi atualizado. É uma boa oportunidade para novos acessos e comentários, pois alguns seguidores podem não ter visto!

Vale lembrar!

As redes sociais são ótimas para divulgar seus posts, mas é importante usar de bom senso. Ficar “spamando” as redes é muito feio. Além de chato é motivo para block (bloqueio da conta) e denúncias se exagerar.

Gostou do post? Espero que ele te ajude! Não esqueça de comentar suas dúvidas e de compartilhar com os amigos!