Facebook: 1 milhão de fãs pra quê?

Só curtir uma página não é o suficiente. O maior desafio é criar um engajamento entre os usuários.

Quem sabe 5 mil é melhor que 20mil? Nas redes sociais pode ser. Mas, o mais importante que o número de fãs ou seguidores o que importa é o engajamento deles com as marcas e páginas. Muitas vezes é melhor ter 1 fã participativo do que 10 que não dão a mínima para seu conteúdo e ainda podem prejudicar sua página com spam. Por isso, em vez de ficar contando seguidores e curtidas diárias comece a monitorar a qualidade das interações com o público, acompanhe de perto a participação dos usuários da página.

Isso se chama índice de engajamento, uma informação preciosa de como suas informações repercutem na internet. Existem softwares e consultorias especializadas nisso, mas você mesmo pode aprender se estudar mais sobre o assunto.

Você deve considerar para medições seus canais como Youtube, Twitter e Facebook, com atenção especial para esse, que só cresce dia após dia e vem trabalhando muito bem com marcas.

Não fique falando apenas de seus produtos nas redes, utilize-a para comunicação real com o seu cliente ou quem sabe “futuro cliente”.

Uma boa maneira de publicar é acompanhar o horário que os fãs mais visualizam sua página e assim poderá concentrar campanhas nesse horário para um melhor retorno.

Faça testes e descubra o que funciona melhor para engajar seus clientes, você pode aprender muito com testes. Só ler e curti suas publicações pode ser pouco, você deve estimular os usuários a comentar, compartilhar, a serem mais participativos.

Monitore seus canais diariamente. O Facebook oferece recursos para isso, o “Facebook Insights” http://www.facebook.com/insights, mas ele exibi só informações básicas o que já ajuda muito, mas você pode também procurar outras ferramentas pagas para melhorar essa analise.

Principalmente, estabeleça metas! Quantos fãs quer atingir em 1 mês? 1 ano? Qual a média de curtidas diárias? Ter um número para ser atingido ajuda muito no trabalho.

Com isso já pode começar a fazer o planejamento e se preparar para o seu primeiro 1 milhão de fãs!

Boa sorte.