Faça dinheiro com o Facebook

Facebook possui milhões de usuários ativos, só no Brasil estima-se que para o ano de 2014 ultrapasse os 70 milhões.

Com isso o Facebook se torna um ótimo canal para promover e vender produtos e serviços.

Ganhar dinheiro no Facebook é uma meta desejada por muitos profissionais e empresas. Grandes Marcas estão presentes nessa rede social e investem bastante em estratégias para gerar bons resultados. É muito comum também encontrarmos empresas e profissionais que não sabem como o Facebook pode funcionar a seu favor e lhe trazer o retorno desejado.

Mas a rede social não é apenas para os grandes, desde usuários, profissionais e empresas podem utilizar essa ferramenta como marketing para seu negócio.

Mas o que realmente se faz no Facebook?

Bem, muitas empresas apenas criam a página o que já é um bom começo, mas a maioria para por ai. Outras poucas atualizam com baixa regularidade, pensando nisso parece pouco a se fazer, mas ao contrário disso, tem se muito trabalho para começar a ver resultados e retorno do investimento.

Monetização: O que é isso?

O que realmente significa “monetizar no Facebook?” e outras mídias sociais, parece complicado, mas é simples, é a criação de valor, isso pode variar entre empresas, profissionais e marcas. Para maioria pode ser simplesmente aumentar os fãs da página e as curtidas, para outras um aumento nas vendas da loja com visitação através do Facebook, ou somente aumentar a visitação do site ou qualquer outra coisa.

aumento de fãs é exemplo, pode ser uma boa iniciativa. Já pensou um público que tem interesse em notícias ou dicas sobre seu segmento? Sobre sua empresa? É mas não é fácil adquirir novos fãs para sua página ainda mais num público alvo específico, isso tem um custo, leva-se tempo, requer publicações regulares e relevantes, um bom conteúdo, confiável é fundamental para atrair usuários, e principalmente precisa ter alguém por trás para que o usuário não ache que esta falando apenas com uma máquina, para responder às perguntas, para desejar um bom dia, a presença humana se faz essencial.

Fã: Quanto vale sua participação e engajamento?

Não são todas as páginas no Facebook que tem os mesmos resultados, dependendo do serviço ou produto que deseja promover deverá analisar se esse canal é o mais adequado para isso.

Se procurar no Google por “Valor de um fã no Facebook” poderá até encontrar sugestões, fórmulas, infográficos e até pesquisas que ajudam a determinar esse valor, que poderá com toda certeza ir de 0 até R$ 500,00 por ano ou ultrapassar facilmente esse valor para cada fã. Mas não existe uma forma de definir esse preço, porque o valor do fã irá variar de marca para marca dependendo do cenário.

Para aumentar seus fãs e curtidas é necessário montar uma estratégia com agenda de posts regulares e relevantes para os interessados, diversificando o máximo possível até achar aquele que dará o melhor retorno, divulgação regular do produto ou serviço, campanhas virais também ajudarão, dessa maneira atrairá um público e usuários mais engajados.

Outra coisa importante converter os fãs e “curtidas” em e-mails e cadastros no site, isso é fundamental para o marketing e para a comunidade, o engajamento nesse ponto ajudará muito a conversão.

Fã: ele confia em você?

Informações de qualidade e confiáveis são fundamentais para atrair o público e aumentar seus fãs.

Conteúdo relevante e diferenciado é muito importante para isso, oferecer dicas gratuitas, descontos em produtos, vantagens, soluções é uma excelente maneira de começar. Isso fará com que os fãs fiquem mais acessíveis aos produtos e serviços, mais abertos para diálogos.

O grande segredo é encontrar o ponto de equilíbrio entre a comunicação com o usuário e as vendas que deseja fazer, a conversão é muito importante nesse ponto e deverá sempre analisar para achar a melhor forma, não tenha medo de mudar quantas vezes for necessário até achar a forma correto de se relacionar com seu público.

Não venda coisas gerais, que não sejam de um nicho especifico, ofereça o que realmente o usuário está procurando caso contrário perderá o foco e o interesse dos usuários.

Por isso, é muito importante lembrar que para a Monetização no Facebook dar o devido retorno, você precisa conhecer bem seu público alvo e criar conteúdos relevantes para ele e nunca perca o seu foco.

Quanto mais fãs você tiver, maior será o interesse por sua página, maior será a visualização dos posts, e consequentemente atrairá anunciantes e patrocinadores, entre esses, escolha aqueles que estão mais relacionado ao seu segmento e ao de sua página, isso é importante para manter o engajamento e trazer o melhor retorno para você e para quem patrocina.

Facebook: Conteúdo Exclusivo e Relevante

Existem dois fatores muito importantes que merecem atenção no gerenciamento da página, um bom conteúdo, exclusivo e relevante ajuda a aumentar a participação dos usuários e as curtidas atraindo assim mais fãs e melhorando as vendas. Os usuários gostam de ficar onde estão, e não ficar pulando de site em site. Não existe uma receita exata mas: (BOM CONTEÚDO + EXCLUSIVIDADE + RELEVÂNCIA) + RECURSOS SOCIAIS = MAIOR PARTICIPAÇÃO/ENGAJAMENTO DOS FÃS

O Facebook oferece muitas oportunidades, sabendo aproveitar terá um excelente retorno. Não importa onde a informação esteja, desde que seja amigável e relevante, através do Facebook você poderá atrair mais usuários e promover o seu produto, serviço ou marca e elas sempre estarão em evidência, pois, sempre se estará falando delas, essa é a conexão que se deve criar.

Crie uma relação entre amigos com seus fãs e boa sorte!