É possível ganhar dinheiro com Marketing de afiliados? Se sim, como?

Antes de qualquer coisa, desejo esclarecer uma coisa sobre Marketing de Afiliados:

Eu não acredito em dinheiro fácil, em fórmulas mágicas, e neste artigo você não encontrará nenhuma dica que o deixará milionário do dia para a noite. Se você tá procurando dinheiro fácil, sinto muito, você não vai encontrar neste artigo.

Aqui irei abordar os seguintes tópicos:

– O que é marketing de afiliados e seus diferentes tipos;

– As vantagens de trabalhar com marketing de afiliados;

– E para fechar algumas dicas e boas práticas para ajudá-lo com a vida de afiliado;

Então a pergunta que muitos fazem é “eu posso ganhar dinheiro com programas de afiliados?”.

A resposta é simples, SIM e NÃO. Mas como assim?

Quando se fala de Marketing de Afiliados podemos dizer que existem muitas oportunidades e dinheiro nesse mercado assim como muitos outros, sem falar que é um mercado em extrema expansão. Mas quando entra a questão de ganhar dinheiro com isso à história já muda, isso depende de uma série de outros fatores tais como seu compromisso, experiência, tráfego do blog, sua persistência, resiliência, etc.

O que é Marketing de afiliados?

É muito simples, imagine que você trabalhe ou indique uma pessoa para conhecer um produto ou serviço e ela efetue a compra, após isso a empresa que vendeu o produto para o cliente remunera você através de uma comissão sobre o valor do produto.

Basicamente o Editor (no caso o Afiliado) é remunerado por promover e vender produtos ou serviços de outra empresa ao qual se afiliou. Você apenas terá que levar o usuário até o site da empresa sem a necessidade de se preocupar com a venda em si ou com a entrega do produto ou serviço, essa responsabilidade é da empresa que vender, você pode acompanhar o status do pedido dependendo da empresa, de forma bem simples. Você é quase um “representante comercial”, e é assim que você ganha dinheiro com Marketing de Afiliados.

O Marketing de Afiliados provavelmente é uma das formas mais baratas e rápidas (não a mais fácil) de se iniciar no mundo online para ganhar dinheiro com a internet, a grande vantagem é não precisar criar um produto ou montar uma estrutura grande para começar, você pode simplesmente criar um Blog, uma página na rede social para começar ou gravar vídeos com dicas sobre o produto e através disso tudo, indicá-lo. O seu papel será fazer a ligação entre comprador e vendedor e assim ganhar uma comissão por cada negócio fechado.

Como trabalhar com Marketing de afiliados?

Antes de começar você precisará se cadastrar nas plataformas que promovem os produtos. Existem muitas plataformas no mercado voltado para Marketing de Afiliados, por exemplo:

Eduzz

Hotmart

Monetizze

Lomadee

Zanox

– Afilio

Após se juntar a um programa de afiliados e escolher os produtos que deseja trabalhar, os vendedores fornecem um código exclusivo de afiliado, é ele que identifica que a venda foi realizada a partir de você, este código estará presente nos links que utilizar de forma automática.

A maioria das plataformas é bem simples de se trabalhar, e os produtores já disponibilizam banners, imagens, textos, modelos de e-mail e links prontos para serem utilizados. Na maior parte das vezes basta você copiar o código e colocar em seu blog para começar a utilizar e a partir daí basta gerar tráfego qualificado para que os usuários comecem a conhecer o produto. Quando os visitantes interessados clicam em seu link eles são direcionados para o site do produto e se a partir daí adquirirem você receberá a comissão. Vale lembrar que existem muitas regras que devem ser lidas, elas podem variar dependendo da plataforma.

Os afiliados podem acompanhar os cliques, vendas, conversões geralmente pela ferramenta que a plataforma disponibiliza, muitas possuem diversos relatórios para afiliados onde poderá acompanhar seu desempenho.

Nem todos os programas de afiliados trabalham apenas com vendas, existem alternativas, assim você pode diversificar para não precisar depender apenas de vendas.

Alguns modelos de marketing de afiliados:

– Custo por Venda: neste programa você recebe apenas se o usuário que clicar em seu link efetuar a compra e pagamento;

– Custo por Clique: aqui você é pago com base no número de cliques do visitante em seu link, ou seja, você deve direcionar tráfego para o site ao qual esteja afiliado e escolheu promover.

– Custo por Lead: você ganha cada vez que um visitante preencher um formulário e enviar as informações solicitadas, por exemplo, um cadastro no site, pode ser um simples formulário ou mais detalhado isso dependerá de onde se afiliou e do produto. Existem outras formas e isso poderá variar de plataforma e também do anunciante.

Por que ser um Afiliado?

O Marketing de Afiliados já cresceu muito no Brasil e já não é mais novidade, porém é muito eficiente, ele pode ser rápido e de baixo custo para iniciar e se mostra uma ótima oportunidade para se ganhar dinheiro com a internet, abaixo explico por que:

– Custo efetivo: O marketing na internet é barato, você não precisa se preocupar em criar produtos e assim gerar mais custos, pois conta com uma grande variedade de produtos que podem ser ofertados aos usuários, você não precisará de um local físico para seu negócio, também não precisará de empregados.

– Mercado global ou regional: o marketing on-line lhe dá a oportunidade de oferecer seu produto para quem deseja por que facilmente você pode vender para o Brasil todo sem a necessidade de aumentar seus custos.

– Sem taxas: para começar como afiliado você não precisa pagar nada, o cadastro nos programas de afiliados são gratuitos. Por exemplo, basta acessar empresas como Eduzz, Hotmart, Zanox ou Monetizze e fazer o cadastro gratuitamente para começar.

– Sem logística, armazenamento ou transporte: você não precisa se preocupar em ter o produto, em armazenar, embalar ou enviar. Toda essa parte é gerenciada pelo vendedor.

– Suporte ao cliente: você não precisa fornecer qualquer suporte ao cliente ou lidar com as queixas dos consumidores, ou se preocupar com devoluções.

Dica: dependendo do caso se desejar você pode oferecer um suporte extra ou ajuda para os clientes que comprarem pelo seu link, isso é muito comum com produtos digitais e pode ajudar a aumentar suas vendas.

– Renda passiva: quando se é funcionário você tem uma renda fixa, mas só enquanto você trabalhar naquela empresa. Dependendo de sua habilidade com o marketing de afiliados você pode criar um fluxo constante de renda, mesmo quando você não está na frente do computador poderá continuar ganhando dinheiro online de forma efetiva. Não é tão fácil, porém se imagine com vários projetos lhe gerando renda regularmente?

– Trabalhar de casa: com o tempo perceberá que não precisa sair de casa para ir trabalhar e ganhar dinheiro e verá que o importante é cumprir suas metas e obrigações não importando o horário, e com isso terá maior flexibilidade, imagine a seguinte situação, hoje você adianta todo o trabalho de amanhã (trabalha muito mais) e assim poderá ficar mais tranquilo, e quem sabe tirar uma folga, mas para isso o importante é cumprir as metas, nada melhor evitar o trânsito e estar no conforto de sua casa.

Como se tornar um afiliado bem sucedido?

Agora que já conheceu alguns benefícios do marketing de afiliados, se você esta achando que ficará rico do dia para a noite vendendo produtos de afiliados esta errado.

O Marketing de Afiliados é uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet, mas é altamente competitivo. Para ter sucesso em marketing de afiliados você precisa se preparar muito bem, adquirir conhecimento e testar para poder acertar. Você vai precisar conhecer as necessidades do mercado onde deseja atuar, aprender a promover os produtos de forma eficiente, utilizando todos os canais possíveis, e saber identificar o que funciona e o que não funciona.  Abaixo seguem alguns truques que podem lhe ajudar muito na sua caminhada para ser o afiliado bem sucedido que deseja, são coisas que aprendi e tenho aprendido e aperfeiçoado no dia a dia.

1 – Procure apenas escolher bons produtos

Um erro muito comum de afiliados é procurar promover muitos produtos diferentes, tentar divulgar tudo pode não ser uma boa ideia. Se afiliar a muitos produtos ao mesmo dificultará trabalhar com um ou outro produto corretamente. Tudo que você precisa é escolher um bom produto e trabalhar bem ele. Entenda o que o mercado precisa e encontre um bom produto para suprir essa necessidade, quando isso se alinhar com o tema de seu site tudo ficará mais fácil. Você pode trabalhar com mais de um produto e fazer testes, mas tenha foco.

2 – Utilizar várias fontes de tráfego para promover os produtos

A maior parte das pessoas que trabalham com marketing de afiliados costuma trabalhar somente com as mídias que estão na moda e acabam anunciando somente nelas. Não tem nada de errado em querer utilizá-las se estão gerando tráfego, mas sei que existem muitas outras mídias para gerar visitação para seu blog ou produto simultaneamente, não precisa apostar em apenas uma, ainda mais por que existe risco nessa estratégia se amanhã acontecer de um bloqueio ou mudarem as regras.

Lembre-se você pode diversificar o tráfego pago (Facebook Ads, GoogleAdwords, Youtube Ads, Bing Ads) e gratuito (sites de busca, perfis, redes sociais, canais de vídeo, etc), utilizar sites de busca, redes sociais, sites parceiros, Guest post e aumentar o tráfego para a página de vendas, isso aumenta suas chances de ganhar dinheiro e reduz os riscos de perder sua única fonte de tráfego.

3 – Testar muito, medir e otimizar a sua campanha de afiliados

Uma boa ideia para começar é utilizar como estratégia de promoção produtos diferentes, desta maneira você conseguirá ver qual funciona ou não com testes, isso ajudará a achar o produto de melhor aceitação pelo seu público, faça vários testes por que os produtos costumam disponibilizar modelos diferentes de páginas de venda. Mude também os banners desde imagens até formatos e posições, as diferentes áreas podem gerar resultados diferentes, pois em algumas posições são mais visíveis em outras menos e assim ajudá-lo a encontrar a melhor conversão.

A maioria das plataformas de afiliados oferecem maneiras de ajudar a rastrear oferecendo links diferentes ou parâmetros que ajudam a identificar de onde veio o clique, elas também costumam fornecer informações como cliques por dia, por produto, além disso, você pode utilizar ferramentas externas para ajudar no monitoramento de suas campanhas de afiliados e assim analisar os dados para gerar a melhor otimização possível.

4 – Conheça o público e a demanda do produto

Tentar vender um produto para ensinar a fazer ovos de páscoa no meio do ano pode não dar muito certo. Ou seja, tentar vender um produto que está em baixa naquele momento pode não ser uma boa ideia, as chances nesse caso de fazer boas vendas são muito reduzidas, isso pode lhe gerar um maior trabalho com menor retorno.

Então é muito importante fazer um estudo, existem muitos produtos que são sazonais ou possuem uma rotatividade, existem produtores que fazem relançamentos do produto em certa periodicidade, então conhecer bem seu público e a demanda pelo produto é essencial em seu trabalho de divulgação, isso pode lhe economizar tempo no futuro.

Caso seu blog ou redes sociais possuam um bom tráfego, então você poderá realizar pesquisas entre os usuários para conhecer melhor o que eles procuram, tudo é teste.

5 – Alerta: fique sempre atualizado e qualificado com os novos métodos e técnicas

Quando trabalhamos com internet as coisas acontecem muito rápido, de um dia para o outro as coisas mudam, e não é diferente com Marketing de Afiliados, é uma área muito competitiva e de grandes profissionais no mercado, regularmente vemos coisas novas sendo lançadas, técnicas inovadoras que surgem do dia para a noite, é o Google que muda e muito mais. Tente ficar atualizado com as técnicas e ligado nas tendências caso contrário poderá perder mercado ficando para trás. Gosto sempre de fazer ou ter assinatura de curso, e quero aproveitar para indicar dois cursos dos quais me ajudaram e ainda ajudam muito são eles, Gestor de Marketing Digital e Formula do Negócio On-line, dê uma olhada, sei que ambos podem acrescentar muito ao seu currículo e a sua experiência.

6 – Escolha o “Produtor” certo

O mercado é muito grande e existem muitos produtos, é difícil verificar a qualidade e idoneidade de todos os produtos por isso escolha bem, pois quando promover um produto também estará promovendo o Produtor (pessoa ou empresa responsável pelo produto), nesse momento escolha sabiamente, evite deixar seu cliente infeliz promovendo produtos com suporte ruim ou de baixa qualidade, você quer que ele volte e lhe diga que gostou. Esse cuidado é importante, pois influencia em sua autoridade e credibilidade a longo prazo.

7 – Utilize as ferramentas certas

Se você quer trabalhar de forma séria com marketing de afiliados, com toda certeza desejará ter os melhores resultados e assim obter mais retorno. Para isso é necessário muitas vezes utilizar ferramentas, fazer investimentos, à medida que seu negócio cresce não poderá ficar apenas usando coisas gratuitas, chegará um momento em que elas não lhe atenderão mais. As ferramentas ajudam você a ser mais eficiente, automatizar processos e existem muitas ferramentas lá fora como, por exemplo, a Aweber ou Mailchimp para enviar e-mails, temas e plugins profissionais que podem ser adquiridos como o tema Épico um dos que gosto muito, uma hospedagem de qualidade para seu blog sempre ficar on-line como a KingHost entre outros.

Se você quer crescer é necessário ter uma estrutura profissional, isso passará mais confiança também para seus clientes então será necessário investir, fique atento com isso.

Em busca dos resultados no Marketing de Afiliados!

Não adianta montar tudo, sentar, esperar e rezar para que as pessoas comprem. Ah, mas esta tudo configurado corretamente! É errado pensar que você montou e agora ficou tudo pronto, os visitantes entrarão para clicar e comprar seus produtos só por que colocou dezenas de links de afiliados. Você precisa de um planejamento, se quer ser profissional faça um plano, afinal Marketing de Afiliados é um negócio e quanto mais profissional for, maiores as chances de sucesso.

Tenho certeza que eu não falei tudo que tinha para compartilhar, mas acho que isso é o bastante por agora, aproveite as dicas coloque em pratica.

Para atingir o resultado que deseja trabalhando com internet é necessário muita persistência, paciência e foco, assim conseguirá o que quer, não é fácil, mas posso dizer que é muito bom!

Ficou com dúvida? Deixe seu comentário

Sucesso para você!