Produtor x Afiliado: Qual a Diferença?

Quando o iniciante começa com o Marketing de Afiliados é normal ele ter algumas dúvidas, entre elas uma das comuns é a diferença entre Produtor e Afiliado. Qual a real diferença entre elas? É importante saber a diferenciar para poder se planejar como irá trabalhar e de que modo irá realizar suas ações.

Se você acha que elas são parecidas, está correto, elas possuem algumas coisas em comum, como a necessidade de adquirir conhecimento, aprender constantemente é essencial para ter sucesso seja como afiliado ou produtor.

Ambos compartilham muitas vezes do mesmo sonho que é poder viver do que gostam, trabalhar em casa pela internet e claro ganhar dinheiro online, muitas vezes começa como um hobby e acaba crescendo e tomando um formato maior, geralmente é assim que começa um produtor ou afiliado.

É muito comum produtores e afiliados participarem de eventos para melhorar o networking, grupos fechados para trocas de conhecimento e informações do mercado, fazer parcerias de negócio, essa e a vida de quem quer um negócio online lucrativo seja como afiliado ou produtor.

Muitos dizem que é possível começar do zero, realmente acredito que sim, mas com o tempo sempre surge à necessidade de um investimento mínimo, seja num domínio ou hospedagem para ter uma apresentação mais profissional ou para ajudar a alavancar seu negócio online, esse investimento pode ser para promover em redes sociais também ou mesmo em Facebook Ads ou Google Adwords.

Promover de forma orgânica no Google pode parecer mais barato (conheça o curso de SEO), mas também demora mais, já a mídia paga requer o investimento inicial, porém é mais rápido. Costumo dizer que o ideal é fazer das duas formas, comece com orgânico e tente investir um mínimo para gerar tráfego pago. Seja produtor ou afiliado você precisará aprender a mexer, isso é fundamental para seu negócio.

Qual a diferença entre o Produtor e Afiliado:

“Independente da escolha, se trabalhar corretamente o sucesso vem para todos!”

Produtor:

Podemos dizer que o “Produtor” é quem faz os produtos digitais os popularmente conhecidos também como “Infoprodutos”, pode ser um e-book, curso-online, vídeo-aulas, etc.

Muitas vezes o Produtor abre seu negócio online com base em sua experiência e conhecimento e partir disso cria seu produto e disponibiliza para venda. É comum eles serem autodidatas e especialistas em algum assunto, estão em constante busca por conhecimento e técnicas para aprimorar e disponibilizar para seu público, além disso, costumam tem um bom conhecimento de Marketing Digital.

Muitos produtores começam do zero, às vezes, até mesmo, sem conhecimento do nicho onde atuam, e após se qualificar, se prepararem e pesquisarem muitos criam seus produtos, vejo o Produtor muito como um Professor na hora que vão criar seu produto, eles devem fazer pesquisas para elaborar o material, trocam informações e se especializam em determinado assunto.

Existem grandes produtores que se tornaram autoridades no assunto e um que gosto muito é o Alex Vargas do Formula do Negócio Online, posso dizer que é um dos melhores cursos, seja para afiliado ou produto, ideal para quem deseja atuar com Marketing de Afiliados. Se quiser, acesse aqui e conheça mais sobre o curso.

– Criam sua Marca:

O produtor ao promover seu produto e conhecimento acaba ganhando muita autoridade online e muitas vezes são através de uma marca. Às vezes, eles nem pensam muito ao criar a marca, porém ela cresce e toma proporções que não imaginavam chegar, como disse acima o Alex Vargas do FNO, Karyne Otto do Curso Viver Melhor Agora. Com tudo atraem muitos seguidores.

– Controle sobre o Produto

Uma das vantagens do Produtor é ter o total controle sobre o Produto, desde valor, conteúdo, comissão de venda para os afiliados, páginas de venda e formatos.

Ele consegue medir todas as informações e verificar como aperfeiçoar, o que o público tem buscado, consegue utilizar facilmente as ferramentas para promover mais o curso, gerar leads.

Ele também tem um grande controle sobre os leads gerados pelos afiliados, e é capaz de converter em vendas futuras jogando no funil.

– Controlam o Suporte

O Produtor utiliza plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze para montar seu negócio online e promover para afiliados. Mas uma coisa que não pode ficar de fora é o suporte, uma vez que começa a promover e os afiliados começam a vender, seus alunos aumentam e junto com ela a necessidade de um bom suporte, e tudo isso é realizado pelo Produtor, seja em conjunto com a plataforma ou diretamente ao aluno ou afiliado.

Um bom produtor atende bem seu afiliado e também seu aluno, gera material para divulgação e conteúdo de qualidade.

– Possuem Afiliados

Uma coisa fundamental para um bom produtor é ter bons afiliados para divulgar seu produto digital.

Ter afiliados profissionais e comprometidos com a divulgação poderá garantir o sucesso do seu negócio online e também do próprio afiliado.

Eles são o sangue que faz movimentar o corpo, com eles tudo pode ficar mais fácil.

Além disso, o produtor precisará de ajuda conforme o número de vendas e dos afiliados crescem, com o tempo é necessário ter um gerente de afiliados que terá uma função primordial fazendo com que o negócio continue rodando bem, esse gerente pode ser em tempo integral ou apenas freelance.

“Sem dúvidas para ser um bom produtor é necessário dedicação ao negócio.”

Afiliado:

Se você é um iniciante nesse mundo online e quer entrar no marketing de afiliados, mesmo que não saiba de nada ou como começar sem dúvidas ser afiliado pode ser uma excelente experiência.

Convido a conhecer o curso Formula do Negócio Online é uma excelente forma de começar, ele é o mais completo curso para marketing de afiliados, foi criado pelo Alex Vargas e é ideal para quem quer montar seu negócio online. Veja aqui 11 lições para ajudar você!

O afiliado tem como objetivo realizar vendas de produtos digitais criados pelos produtores, você pode afiliar-se a esses produtos nas principais plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze ou mesmo produtos físicos através da Lomadee.

Costumo dizer que o afiliado basicamente são vendedores online, geram conteúdo para vender em troca de comissão. Ele precisa conhecer o produto para começar a promover.

Afiliados estão sempre buscando por novidades, estratégias de vendas, a ideia é crescer no mercado digital, e melhorar as técnicas de vendas podem ser decisivas para seu negócio online.

O Afiliado precisa conhecer métodos para melhorar e otimizar seu negócio, é fundamental ter conhecimento mínimo sobre campanhas do Google Adwords, teste A/B. SEO, técnicas de persuasão, redes sociais e muito mais para melhorar suas vendas.

Alguns costumam se especializar em determinado nicho ou técnica, como por exemplo, aqueles que usam o Facebook Ads para vendas.

– Afiliados Promovem Produtos

Uma das principais tarefas do afiliado é promover produtos para conseguir fazer vendas, alguns afiliados trabalham com um único nicho outros atuam em vários, tem também os afiliados que trabalham com produtos físicos através de plataformas como Lomadee, outros atuam apenas com produtos digitais através de plataformas como a Eduzz por exemplo.

O grande segredo é focar no que precisa ser feito, se você está iniciando escolha um produto e aplique as técnicas aprendidas nele. Coloque foco em suas ações.

Só depois comece a expandir para mais produtos, minha sugestão para você é “escolha algo que tenha um mínimo de afinidade”.

Procure entender bem sobre o assunto do produto, isso facilitará muito sua vida.

Costumo dizer que o “sol nasce para todos”, ou seja, é possível vender qualquer produto, mas sempre será necessário se qualificar e se dedicar muito.

– Compromisso e responsabilidade

Ser afiliado não é apenas promover, você precisa ter compromisso e responsabilidade com o que está fazendo, não deve utilizar informações que não sejam disponibilizadas pelo produtor, não deve utilizar copys mentirosas ou que façam promessas do produto que depois não conseguirá cumprir.

Cada um precisa saber sua responsabilidade, assim como o afiliado precisa ser responsável com suas vendas, e o produtor é responsável pela entrega e suporte.

Não prometa nada que não possa cumprir.

Fazendo sua parte nas vendas, ao final você terá a sua disposição a comissão gerada pela venda do produto. Acredite, o processo é simples e precisa apenas de dedicação.

– Crie sua lista

O afiliado ao iniciar seu negócio online precisa pensar também há longo prazo, e uma das coisas que ele precisará criar uma lista de e-mails.

Isso é muito importante, pois após a venda o afiliado não terá informações do comprador, e com isso, não poderá oferecer novos produtos para ele no futuro.

Aprenda a criar sua lista de e-mail, ela fará toda diferença no futuro para seu negócio e poderá se tornar um ativo importante.

Crie uma isca digital para disponibilizar aos visitantes do seu blog, entregue algo de valor para ele, assim terá chances dele entrar em sua lista e poderá no futuro enviar novas ofertas de produtos. Não esqueça também de colocar links de afiliados dentro da sua isca em locais estratégicos para promover produtos.

Tudo isso ajuda a vender mais.

Para fechar, Produtor ou Afiliado?

Independente da escolha um negócio online é muito bom, e ainda mais com as vendas online em alta (inclusive no dia dos pais gravei um vídeo falando sobre isso, veja aqui), o cenário atual pode ser uma excelente oportunidade para se tornar afiliado e começar a vender.

Uma coisa que acredito muito é fazer algo que goste, como já disse antes, a partir disso tudo é possível. Se você é um iniciante o ideal é começar como afiliado, assim poderá aprender tudo sobre o mercado onde atua e como funciona o marketing digital e o de afiliados.

Depois que adquirir experiência poderá se aventurar em ser um produtor e criar seu produto digital.

Um dos meus conselhos é se qualificar para poder entregar algo de qualidade, se for fazer algo, faça bem feito. Quando for fazer um curso não apenas faça, comece já a colocar em pratica. Procure utilizar todos os recursos disponíveis, desde criação de lista, anúncio pago, SEO e tudo mais que tiver a disposição.

Essa é minha dica, seja afiliado ou produtor comece agora. Espero que tenha gostado e sucesso para você nessa nova fase!