Dicas para Monetizar seu blog com AdSense

Se você já começou um blog, tem um grande conteúdo e deseja realmente começar a ganhar dinheiro de forma recorrente e passiva, então você precisa desvendar os segredos do Google AdSense, esse é uma excelente forma de começar a faturar bem e em dólar $$$. É verdade que leva um tempo para construir um bom rendimento com AdSense, mas para ajudar a acelerar esse processo separei 5 dicas para você começar agora mesmo.

Dica 1: Utilize palavras-chave, ou melhor domine-as!

Ferramenta de Palavras CHave

O que você escreveu é um artigo realmente bom, e se ninguém ler?

Uma excelente técnica é atrair leitores gerando conteúdo utilizando palavras-chave que você encontrou em uma pesquisa no Google. Mas não acaba ai, essa mesma técnica você pode utilizar para atrair um maior número de anúncios relacionados, os chamados anúncios contextuais, com isso atrai mais leitores e também já exibe para ele anúncios relacionados com maior chance de cliques.

Ferramentas que vai ajudar:

Ferramenta de Palavra-chave do Google AdWords;
Google Webmaster Tools;
Long TailPro

O Google oferece excelente recursos para ajuda-lo com SEO, Otimização de Conteúdo e muitas outras coisas. Basta acessar o Google Webmaster Tools, com ele é possível ter acesso a muitas informações como palavras-chaves, páginas acessadas e posicionamento. Além disso, você consegue ver dados de dispositivos, países, períodos, tipos de consulta como, por exemplo, imagens, tudo para facilitar seu trabalho na hora de analisar e permitir gerar o melhor conteúdo.

Dica 2: Utilize os formatos mais populares, teste bastante

Formatos AdSense

Como o próprio Google lhe apresenta, “Formatos mais populares”, não vire a cara para eles, vale a pena utilizá-los. Aqui cabe a você analisar e escolher os tamanhos mais populares e que se encaixem melhor em seu blog para atrair um maior número de anunciantes.

Como muitos falam, inclusive podemos utilizar como regra geral, os tamanhos mais largos tendem a superar os demais, isso devido a maior facilidade de leitura pelo visitante. Os leitores conseguem visualizar melhor para leitura o conteúdo, conseguem ter uma visão geral da informação (várias palavras). Ou seja, formatos maiores são mais fáceis de ler, consequentemente o leitor destina mais foco a ele e isso gera mais chance de cliques.

Se bem posicionados, os formatos maiores podem aumentar drasticamente seus ganhos. O tamanho que acho melhor e o que me rende mais é o 336×280 retângulo grande, depois é o 300×250 e em seguida 728×90. O formato 160×600 utilizo mais quando se tem barra de rolagem maior.

O segredo aqui é saber utilizar o melhor formato para seu blog, aquele que se encaixar melhor sem deixar poluído, lembre-se ele deve se integrar com o conteúdo, quando mais natural melhor. É melhor ter apenas um banner do AdSense recomendado e bem posicionado do que várias unidades menores e de pouco destaque.

Dica 3: Brinque e teste os tamanhos e posicionamentos

Teste as posições.

Nesse ponto o segredo para faturar com AdSense é testar e brincar com os formatos, para ajudar a encontrar o melhor posicionamento, você pode utilizar uma ferramenta Heatmap para saber onde seus clientes clicam mais e assim poder colocar os anúncios. Dica importante, seu conteúdo mais importante sempre deve estar em destaque, acima da dobra, em conjunto a isso pode destacar coisas que fazem gerar dinheiro e aproveitar bem o espaço em destaque. Outro ponto é você personalizar as cores e fontes do anúncio assim ele ficará mais natural e harmonioso com o design do blog.

Dica 4: Coloque mais de um anúncio na página, em várias posições para testar

Posições anúncio AdSense

Hora de misturar tudo, o Google recomenda a colocação de no máximo três blocos de anúncio de imagem do AdSense e três unidades de links do tipo texto em cada página.

Lembre-se que anúncios maiores e em destaque chamam mais a atenção dos leitores do blog e suas chances de ganho são maiores. Sempre procure trabalhar dentro do limite e mesmo que alguns anúncios não sejam tão clicados com o AdSense você também pode ganhar com impressões (CPM), isso irá lhe render também aproveitando o tráfego gerado para a página.

Dica 5: Utilize links internos

Links On Page

Tem artigos com o mesmo assunto? Então você deve aproveitar e fazer links entre eles, isso aumentará a visibilidade de conteúdo e disponibilizará mais informações para os leitores gerando maior chance de cliques.

Dica Bônus!

Que tal oferecermos exatamente o que o leitor procura? Podemos utilizar a caixa de pesquisa personalizada do Google AdSense, ela permite você colocar uma caixa de texto onde o leitor faz a pesquisa dentro do site ou na web e o resultado é gerado pelo Google com anúncios do AdSense, e assim ampliam as chances de monetização.

O maior Segredo do AdSense é testar muito e perfeiçoar, colocar em pratica todo seu conhecimento juntamente com um bom conteúdo, isso ajudará você a monetizar seu blog de forma eficiente.

É isso e qualquer dúvida deixe sua mensagem, será um prazer ajudar.

Sucesso pra ti!