5 dicas para criar a descrição de produtos e vender mais em seu e-commerce

Se você tem um e-commerce e você quer aumentar suas vendas então a ideia é criar uma boa descrição de produtos.

Além de muito eficaz essa é uma ótima opção de ampliar os resultados do seu negócio online de maneira orgânica (sem investir).

Mas para isso, existem algumas dicas que você precisa levar em consideração.

Importância da descrição de produtos para sua loja virtual

É muito importante que você saiba que ao começar a vender na internet existem 3 regrinhas que vão determinar o sucesso do seu negócio online. Que são:

  • A imagem do seu produto
  • Título do seu produto
  • Descrição do seu produto

Quando vendemos um produto online temos que ter em mente que o consumidor online é diferente do físico, ele não poderá tocar na peça para sentir. Por isso, é importante investir em uma descrição bem detalhada e com o máximo de informações sobre o produto, para que não reste nenhuma dúvida e seu cliente não hesite em finalizar a compra.

Para isso, separamos algumas dicas especiais que vão te ajudar aumentar suas vendas.

1 – Nunca utilize textos repetidos

Um erro grave e que algumas lojas virtuais ainda estão cometendo é copiar a descrição de um e duplicar para todos.

Exemplo simples se você vende uma única linha de produto como vaso de cerâmica e possuir uns 50 modelos diferentes, mesmo sendo uma tentação copiar a descrição, sendo que todos são vasos de cerâmica. É um erro grave copiar de outros a descrição ou ficar repetindo o mesmo conteúdo, você pode ser penalizado pelo Google e seus produtos provavelmente não serão encontrados pelos consumidores de forma orgânica.

É importante que essa descrição seja feita de forma clara e objetiva.

Por isso não vale a pena se arriscar e perder tudo por preguiça. Então mãos na massa e bora botar a cabeça para funcionar!

2 – Encontre as melhores palavras-chave 

O que isso significa? Depois de aprender a importância de uma descrição única, é hora de entender que as palavras-chave que vão atrair os consumidores.

Você deve estar se perguntando, mas como assim? Fácil é só pensar como seu cliente irá procurar no Google os seus produtos.

Isso é bem simples, eu digitei na busca do Google “vaso cerâmica” e no final da página de pesquisa (SERP) vai aparecer algumas sugestões de como as pessoas procuram a palavra que você digitou nas buscas.

Encontre as melhores palavras-chave

Outra forma de encontrar as palavras-chave é com a ferramenta do Google Adwords eu particularmente uso bastante e gosto muito.

Depois de encontrada as palavras-chave, agora você precisará aumentar a relevância dela em sua descrição. E para isso existem vários fatores, um deles é utilizar a palavra mais de uma vez no conteúdo da descrição, outra é utilizar também palavras relacionadas, semântica, isso ajudará a não ficar um texto repetitivo. Coloque em negrito palavras importantes relacionadas ao assunto.

Agora se você não tem tempo para pensar em tudo.  Isso também pode ser feito por um especialista em SEO, ele irá auxiliar para que esse produto apareça nas primeiras posições quando for buscado no Google.

3 – Utilize uma linguagem criativa e persuasiva

Chamar a atenção do consumidor nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, vale usar e abusar da criatividade.

A linguagem mais humanizada e descontraída, já é utilizada na descrição em grandes lojas online, uma forma de trazer mais perto o cliente e tornar sua experiência mais agradável.

Um bate papo com um amigo em que você vai incluindo as vantagens que ele terá ao adquirir seu produto.

Mas Cuidado! A linguagem persuasiva não deve ser utilizada para ludibriar o consumidor. Porém, ela deve mostrar como aquele produto pode solucionar seu problema.

4 – Seja claro e transparente

Nada de esconder as principais informações do produto. Na descrição além de única ela deve conter informações importantes como tipo de material utilizado na sua confecção, por exemplo.

Fale sobre como foi produzido, as dimensões e todos os ângulos, seu peso, cores disponíveis com foto, sua durabilidade, tudo que ele precisa saber antes de efetuar a compra.

Mostre o diferencial do seu produto em palavras e que seu produto é a melhor escolha.

Tente sanar todas as dúvidas que possam existir sobre o seu produto. Pois dificilmente ele irá entrar em contato para fazer perguntas. E dessa forma facilita a compra consciente.

5 – Invista em boas imagens

Uma boa foto pode aumentar e muito o volume de suas vendas. Pode acreditar!

A imagem tem o poder para ampliar suas vendas online e deixar sua loja virtual mais atrativa ao cliente.

E para quem quer investir nesse mundo das vendas online, é fundamental dar uma atenção especial para as fotografias de cada produto, já que seu cliente não vai poder tocar ou experimentar seu produto as imagens é o que vai determinar se um cliente compra ou não o seu produto.

É muito importante que você forneça todas as informações necessárias para que seu cliente sinta segurança e realize a compra.

Na descrição do produto também inclua mais de uma fotografia e de preferência em diferentes posições.

Bônus # Imagens que vendem

Um bela fotografia constrói confiança, cria uma afinidade e transmitem desejo e acima de tudo facilita a compra.

Por isso, é importante pensar nos detalhes e pensando nisso separei algumas dicas para te ajudar a fotografar um produto com qualidade e sem gastar muito.

Dica 1# Utilize uma iluminação adequada

O segredo de uma boa foto é uma iluminação adequada. A iluminação do flash, por ser direta, pode criar sombras em eu produto e dar um ar de amador.

Dica 2# Invista em fundo claro

Fundos neutros como o branco ajudam a dar destaque ao produto e não desviar a atenção.

Dica 3# Explore as diferentes posições

Para passar segurança ao seu cliente, é importante que você não deixe de fora nenhum detalhe de sua peça. Tire fotos de todos os ângulos possíveis deixando bem claro os aspectos como textura, bordado, detalhes e todos os pormenores de seu produto.

Avaliações e comentários

Expor opiniões de quem já comprou seus produtos na própria página, ajuda a dar mais credibilidade e colabora para que o cliente possa certificar- se se é aquilo que ele realmente está à procura.

Vídeos

Utilizar de vídeos para demonstrar o produto é excelente. Procure demonstrar também suas utilidades, vantagens. Aqui vale a pena investir para que o vídeo não passe a sensação de amadorismo. Isso vai ajudar na imagem da sua marca.

Todas essas dicas para dar certo têm que ser colocadas em pratica e se tornar um hábito.

Você já tem colocado todas essas dicas em pratica na sua loja virtual? Caso precise de ajuda é só entrar em contato conosco!