Dicas de como melhorar o CTR e o CPC do Adsense mais rápido

Para quem quer trabalhar marketing digital e ganhar dinheiro com a internet o programa de afiliados Google Adsense é muito bom e confiável, e vale a pena você estar sempre pesquisando e descobrindo dicas para monetizar seu blog.

Hoje vou falar de algumas dicas simples, que talvez você até já tenha pensado, mas ainda não colocou em pratica. Uma delas é que tipo de bloco de anúncio utilizar em um blog: grande, pequeno, texto ou imagem. Se pesquisar notará que existem muitas outras recomendações, porém agora vou mostrar o que tem dado resultado nos meus projetos e melhorado o faturamento no final do mês.

Google Adsense: Melhores formatos 300×250 ou 336×280

Os formatos que mais convertem e ajudam a melhorar o rendimento de uma forma geral são os maiores, pois apresentam maior campo de visão para o usuário, porém devemos levar em consideração o seu design, encaixar um bloco de anúncios de forma correta é fundamental para ter uma boa conversão e bons resultados.

Em meus projetos os blocos de anúncios que geram melhor resultados são 2: o de 336×280 e o 300×250. Isso não quer dizer que será assim para você também, os resultados podem variar e a solução para achar o formato ideal é TESTAR, pois isso pode depender do seu nicho.

No nicho que atuo considero que quem anuncia no Adwords quer aparecer em destaque mais que seus concorrentes e com isso utilizar banners maiores (300×250 ou 336×280) permitem fazer chamadas mais atrativas, mas isso poderá variar, faça testes de 2 semanas ou 1 mês.

formatos-adsense

Google Adsense: Blocão de anúncio de 300×600

Este é um formato que acho muito interessante e se encaixa perfeitamente na lateral ou sidebar do blog. Seu valor de CPC não é tão bom quanto os formatos acima, mas pode ser bem explorado para exibir anúncios nas laterais devido ao seu formato, já o seu CTR para mim é excelente, porque o campo de visão é maior e isso atrai mais e permite cliques com mais facilidade. Experimente na lateral de seu blog e depois me conte.

Como aumentar os ganhos com Adsense

Esse é o ponto chave desse artigo, é o que todos estavam esperando, quando se fala de trabalhar com internet todos nós pensamos em trabalhar menos e ganhar mais, é possível sim, mas para isso precisamos pensar e colocar em pratica.

Para melhorar os rendimentos com anúncios do Adsense ou até mesmo dobrar os ganhos o que mais você precisa fazer são testes, essa parte é chata e demorada, porém é uma etapa obrigatória, por isso é necessário ter muita paciência quando se trabalha com Adsense ou outros programas de afiliados.

Esse é o melhor caminho, quando outros blogs divulgam seus faturamentos altos, e para chegar naqueles números muitos testaram, não foi do dia para a noite, esse é o caminho que poucos contam que percorreram, mas garanto que o resultado aparece é só ter paciência e fazer testes.

Para poder ter controle de seus testes crie uma planilha bem simples, coloque a data da modificação, nome do site e o que foi feito, pode marcar também o CTR e CPC se desejar.

Passado uns 15 dias, isso mesmo tenha paciência, precisa testar e ver o comportamento do usuário que acessa, além disso, os anunciantes costumam fazer mudanças em suas campanhas, esse período ajuda a pegar essas melhorias.

Como aumentar CTR rápido no Adsense (Aumentar cliques)

O CTR é muito importante, pois influência muito em seu faturamento, existem mudanças simples que podem ser feitas para melhorar e que geram resultados de um dia para o outro e é fácil de testar sem precisar aguardar muitos dias, então vamos conferir essas mudanças:

– Aumentar a quantidade de anúncio na página

Atualmente nas regras do Google Adsense podemos ter até 3 blocos de anúncios, 3 blocos de links e 1 caixa de pesquisa, porém isso não quer dizer que tenha que ter todos em uma só página e não saber usar isso pode estar fazendo você perder potencial de ganhar dinheiro com a internet através de seu blog. Dependendo do nicho teste, coloque 2 blocos na página, ou apenas 1 ou até quem sabe os 3 em formatos diferentes, aqui é possível testar bastante.

Se o foco de seu blog é ganhar dinheiro com afiliados, não vejo porque não colocar vários anúncios (seguindo as regras sempre, é claro!), mas existem casos e nichos onde a concorrência é muito alta ou ao contrário quase nenhuma, nesse caso cabe você testar a quantidade ideal para sua página e visitante, isso varia para cada projeto.

Mudar a cor do anúncio, simples e eficaz

Aqui é um ponto onde muitos erram e não percebem, pode ser simples mudar a cor, mas poucos fazem isso, geralmente deixam o padrão. Elas podem fazer toda diferença tanto para o design do blog quanto pra o usuário, a personalização das cores nos blocos de anúncio pode influenciar muito no CTR da página. Além disso, se a conversão for maior poderá despertar mais interesse em um ou outro anúncio e melhorar a concorrência nos anúncios e isso faz com que o CPC aumente.

O tipo de cor utilizada no anúncio poderá variar de acordo com as cores de seu site, para o conteúdo você pode utilizar anúncios sem borda. As cores de links podem ser próximas ao do conteúdo para mostrar naturalidade. Pode pensar também em maior destaque e utilizar cores contrastantes, por exemplo, se seu site é verde colocar um banner em vermelho vai chamar muito mais a atenção. Aqui é simples, TESTE e sempre anote para ver qual tem melhor conversão.

Para ganhar mais com o Adsense além de gerar tráfego para seu blog você precisa testar bastante até achar o que melhor se encaixa e ter paciência, é simples, só colocar em pratica esse é o segredo.

Boa sorte!