Como divulgar sua empresa de forma eficaz

Quem é empreendedor sabe que a divulgação de seu negocio é um processo importante para a sobrevivência do mesmo, não é? E que muitos relutam ou acabam aprendendo por duras penas.

Hoje além dos jornais, revistas, folders e principalmente do boca a boca, podemos contar com a Internet que é considerada o meio de informação de maior acesso e abrangência. A divulgação pela internet recebe o nome de Marketing Digital, assim como todos os tipos de marketing ele também conta com estratégias e planejamento.

Antes de se aventurar com o Marketing Digital você primeiro tem que ter um site com conteúdos relevantes, seja ele uma loja (e-commerce), site institucional ou um blog.

E antes de começar as vendas e a ganhar dinheiro você tem que descobrir quem é seu cliente. Sua persona, o seu Avatar. Pode parecer fácil, por exemplo: Uma loja de artigos de casa, seu público alvo são mulheres ou pessoas que procuram presentes para casa ou para presentear alguém. Porém se pensamos em um prestador de serviço quem seriam seus clientes? Quem precisaria de seus serviços? Muitas vezes as pessoas contratam os serviços para solucionar seus problemas e muitas vezes as pessoas não sabem que precisam dele.

Por isso que você precisa entender primeiro qual é o problema de seu cliente e o que você poderia ter para ajudá-lo. Entendendo isso você conseguirá montar estratégias para fazer com que um cliente contrate seus serviços.

Daí a importância dos artigos relevantes. Conteúdos esses que vão fazer com que seus futuros clientes procurem você para que resolvam os problemas que atrapalham o seu dia a dia e ele não sabia que existiam soluções.

Outra técnica importante é criar UMA ISCA DIGITAL. Você deve estar me perguntando pra que isso? Na verdade quando você cria uma isca digital você consegue captar e-mail de pessoas interessadas no seu nicho e consegue fazer divulgação de seus produtos e serviços com maior facilidade. Uma isca eficiente é quando você dá algum prêmio GRATUITO e como recompensa recebe o e-mail dela. É uma técnica muito boa para captação de e-mail. Você pode contratar uma empresa especializada para montar essa estratégia.

Hoje podemos contar com as REDES SOCIAIS como o FACEBOOK, o TWITER, o GOOGLE PLUS, o PINTEREST e o INSTAGRAM que são mais conhecidos e fortes aliadas na divulgação de sua empresa ou serviço, porém não se esqueça de ler seus Termos de Uso para não correr o risco de ser excluído da rede.

O bom de tudo isso que muitas ferramentas podem ser usadas como um norteador para você. Através de estatísticas podemos saber qual direção tomar e saber realmente o que seu cliente quer ver. E lembre-se quando mostramos autoridade naquilo que falamos a recompensa aparece na forma de mais clientes e indicações.

Se você quer ficar mais por dentro das novidades ou precisa contratar o serviço de marketing digital para a sua empresa é só entrar em contato!

Luís Alberto Costa é empreendedor, sócio-fundador do  Radar Club Marketing Digital e escreve para o sites e blogs. Envie suas dúvidas com a palavra empreender no assunto do e-mail para [email protected]