Como aumentar o tráfego para o seu blog

Se você quer ganhar dinheiro na internet sem dúvidas o tráfego para seu blog é um dos recursos mais importantes.

O desempenho de seu blog dependendo do posicionamento terá um papel fundamental para o aumento de tráfego e melhoria de sua popularidade. Existem muitas formas de se aumentar o tráfego de seu blog, ele pode ser feito através de SEO, por exemplo, que utiliza técnicas que podem levar mais tempo e trazer mais benefícios para seu blog, utilizar técnicas off-page e on-page podem contribuir e atrair uma boa quantidade de tráfego orgânico, essas em geral são melhores que as técnicas Black Hat que podem representar um maior risco ao seu projeto se não for executado com cuidado.

Confira algumas dicas para gerar tráfego para seu blog:

1 – Tráfego orgânico com técnicas de SEO

Um das fontes muito ricas e com baixo custo é o tráfego orgânico, ele pode ser alcançado com maior eficiência através de técnicas de otimização para mecanismos de busca. O SEO inclui técnicas on-page, off-page, backlinks, conteúdo de qualidade, link building, melhoria na estrutura e conteúdo do blog como títulos, descrição, imagens, tudo isso melhorará seu blog para os mecanismos de busca e também para as pessoas que acessam.

Regularmente os sites de busca fazem melhorias em seu algoritmo o que exige que façamos um acompanhamento mais de perto do blog e com constantes atualizações.

2 – Redes sociais

Se você estiver procurando por tráfego instantâneo para o seu blog, aproveitar as redes sociais é a coisa certa e gratuita! Você pode facilmente divulgar seu blog livremente em sites de mídia sociais como Google +, Facebook, Twitter, Pinterest, etc. Você pode postar imagens e artigos com título e link de seu blog.

Hoje em dia, as redes sociais conseguem ter grande impacto na vida das pessoas que dormem e acordam conectadas. Muitas já utilizam as redes sociais para fins pessoais ou comerciais, por exemplo, no Facebook é possível encontrar fanpage para tudo, grupos de classificados da cidade, de temas específicos, então promover seu conteúdo nesses locais pode ser algo bem rentável para você e se conseguir um conteúdo viral aumentará ainda mais as chances de atrair mais tráfego para seu blog.

3 – Pesquisa da palavra-chave certa

Essa etapa é muito importante, imagine escrever sobre algo que ninguém esta procurando, se não à procura, dificilmente irá gerar visitas. A pesquisa de palavra-chave pode ser muito útil para aumentar o tráfego, você pode utilizar o Planejador de Palavras Chave do Google Adwords (serviço gratuito) para ajudar a encontrar essas palavras e seu volume de pesquisas mensais. A qualidade do conteúdo pode ser aumentada através da escolha de uma boa palavra-chave sobre o que escreveu ou que deseja escrever, se ela possuir um bom volume de busca mensal com toda certeza terá maior chance de atrair tráfego para esse conteúdo e aumentar a visibilidade, no planejador terá diversas informações como palavra-chave, volume de pesquisada palavra, CPC (Custo por Clique), concorrência (para quem anuncia, aqui é interessante observar, imagine uma palavra com alta concorrência e alto volume de busca).

Além disso, pode aproveitar as sugestões apresentadas e encontrar palavras de cauda longa (Long Tail) que poderá servir perfeitamente para complementar seu conteúdo. Os termos de cauda longa (são combinações de 3 ou mais palavras) são mais fáceis e rápido de posicionar.

4 – Pagar por clique – publicidade em outros locais

Imagine uma situação onde você pague para cada clique um valor em torno de R$ 0,01 centavo e você consiga lucrar em média R$ 0,20 para cada 10 visitas, é um exemplo, mas pode ser real se analisado com calma, às vezes você pode comprar tráfego e ainda sair no lucro se tiver uma boa conversão.

PPC nada mais é que publicidade paga e existem várias plataformas no mercado como Google AdWords, Facebook, Twitter, Bing entre muitos outros sites que atuam nessa modalidade de publicidade PPC.

O Google AdWords e o Bing são excelentes exemplos disso, é possível comprar cliques para uma determinada palavra-chave e gerar tráfego imediato para uma página de conversão ou conteúdo específico, essa técnica se usada corretamente pode ter um baixo custo e uma excelente rentabilidade.

5 – Publicidade direta e parcerias

Incluir publicidade em outros blogs e sites através de banner ou artigos (Guest Post) pode ser uma excelente maneira de conseguir tráfego diferenciado. Você pode simplesmente comprar o espaço de outros blogs que tenham o tema relacionado ao do seu blog e interesse ou simplesmente sugerir parcerias que sairá mais barato.

6 – Comentários em blogs

Uma técnica bem simples, porém demorada, e toma muito tempo, pois é preciso pesquisar blogs de seu interesse e que aceitam comentários com links, pode atrair visitas qualificadas e gerar engajamento entre os leitores.

Você deve valorizar muito os comentários de um blog, eles são muito valiosos e úteis, não servem apenas para deixar seu link. Não abuse deles fazendo spam, isso pode ser prejudicial para seu blog, procure sempre responder a dúvida, elogiar o trabalho, coloque algo que realmente seja útil para alguém. Esse tipo de conteúdo pode servir como prova social e gerar autoridade para quem esta respondendo, pois mostrará que entende do assunto, isso terá um impacto positivo sobre você.

Um comentário aprovado em um site importante poderá representar muito para seu projeto e ajudar a ganhar posicionamento fazendo assim aumentar o tráfego direto e indiretamente.

Existem muitas técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento, entre elas temos SEO White Hat e Black Hat (saiba mais aqui), mas não precisará utilizar essa última que gera retorno em curto prazo e pode oferecer riscos e até banimento de sua conta, você pode se concentrar em White Hat para projetos longos e maiores, também poderá associar ações publicitárias para ajudar a promover mais.

São muitas as técnicas que podem ser utilizadas para gerar tráfego orgânico para seus blog, posso dizer que as ações mais simples geram um resultado excelente, não existe mágica, é preciso trabalho duro para alcançar os objetivos, regularidade naquilo que estiver fazendo. É isso, se tiver dúvidas deixe seu comentário ai para mim, se tiver uma técnica diferente e simples compartilhe conosco. Agora se quiser saber mais sobre algum assunto deixa ai embaixo que o mais pedido vou escrever pra vocês. Sucesso!