Aumentar o tráfego do seu blog com 5 dicas simples!

Trabalhar com blog de sucesso é criar um projeto a longo prazo, não é uma corrida de velocidade, mas sim uma maratona onde você precisa estar preparado, pois você pode encontrar obstáculos durante o percurso.

Todos começamos com uma ideia, muitos nem imaginam como será alcançar a linha de chegada, isso mesmo, eles começam, mas não sabem como será dali pra frente.

O que todos querem é colocar conteúdo, ter muitos acessos, seguidores, que suas redes sociais decolem, gerar muito tráfego e começar a vender o mais rápido possível.

Muitos começam muito animados, colocam sua alma no projeto, seu blog começa muitas vezes bem, mas ai começa a ficar olhando as visitas semana a semana, mês a mês, eles não decolam como desejaria.

Esse é um ponto muito comum entre quem quer ganhar dinheiro com blog, muitos nessa hora jogam a toalha, eu mesmo no começo criei projetos que começaram bem mas, que hoje nem existem mais, essa experiência não é privilégio só seu, saiba que muitos estão ou estiveram no mesmo barco.

Sabe quando você olha para seu projeto e vê que tá fazendo tudo certo, como falaram, e você quer ver os resultados:

  • Você percebe que tem um tema profissional, design incrível e profissional no blog;
  • Coloca conteúdo regularmente;
  • Tem formulário de captura em tudo que é lugar no blog para criar listas;
  • Pesquisa palavra-chave usando as técnicas;
  • Compartilha todo seu conteúdo nas redes sociais;
  • E ainda pede para amigos ajudarem você a divulgar ainda mais.

Mas como alguns dizem “nem tudo são flores”, as vezes é preciso mudar, testar e tentar achar seu método de trabalho. Afinal, as vezes o que serve para um não serve para outro.

Quero compartilhar algumas coisas que para muitos são simples, mas que você pode ter deixado passar despercebido. São coisas que com certeza te ajudarão a gerar mais tráfego para seu blog e assim conquistar a vitória que deseja que é criar seu negócio lucrativo na internet. Afinal, não estamos aqui apenas para brincar!

Mas afinal, o que você anda fazendo com seu blog? Vejo que muitos tem buscado gerar tráfego e você está nessa também?

Meu objetivo nesse blog é procurar ajudar respondendo as principais dúvidas sobre negócio online, seja como geração de tráfego, SEO, criação de listas, marketing digital ou de afiliados, redes sociais, tento fazer tudo que está ao meu alcance para ajudar. Se quer aprender mais e acompanhar de perto, entre em nossa lista e curta nossa página Facebook.

Confira as 5 dicas para aumentar o tráfego do seu blog

1 – Antes de tudo: melhore o título do seu blog e artigos!

Parece bobeira, né? Ouço muito disso, mas poucas pessoas fazem melhorias nesse item, a maioria delas cria o blog, coloca o título e esquecem.

O que muitos não sabem é que um bom título faz toda a diferença, ele pode ser decisivo entre a pessoa passar por ele ou clicar para conhecer, um título irresistível pode atrair muito tráfego para seu blog.

Mas não pare por ai, vá além e deixe os títulos dos post irresistíveis, lembre-se que seu post terá mais concorrentes, e é nessa hora que um título bom e atrativo chamará a atenção, lembre-se, seu título precisa agarrar o leitor e traze-lo para seu blog.

Para melhorar os títulos vamos criar uma pequena formula para checar, respondendo às perguntas:

  1. Sobre o que é esse post?
  2. Para quem é ele?
  3. Como vai ajudá-lo?

Se você conhecer bem sua persona, isso será mais fácil para melhorar e torna-lo irresistível.

Você precisa saber “o que” fala, “quem” vai ajudar, “como irá ajudar” ela.

Para conseguir responder isso você precisa praticar, isso mesmo, faça testes, pesquise, melhore seu repertório de palavras, tudo isso ajudará a desenvolver a criação de títulos.

Veja alguns exemplos de títulos que criei baseado nesse artigo:

  • Como aumentar o Tráfego para o seu Site em 5 passos fáceis
  • 5 Maneiras Simples para gerar mais tráfego eu garanto!
  • Como aumentar o Tráfego orgânico do Site sem gastar nada

Lembre-se a melhor forma de conseguir atingir seu objetivo aqui é conhecer bem seu público, mas não é só isso, procure entender bem suas necessidades ou desejos. E para isso só com a pratica e muitos testes para acertar o título ideal.

2 – Hora de verificar suas redes sociais e a audiência gerada por elas

Podemos dizer que antigamente o maior tráfego vinha de desktop, mas hoje em dia isso tem mudado muito, cada vez mais as visitas estão vindo das redes sociais (ainda têm algumas exceções), para verificar isso você pode checar no Google Analytics e ver as visitas geradas, ter um negócio mobile hoje é fundamental, veja aqui mesmo em um projeto onde a maior visitação vem do mobile, e cada vez mais vem de celular.

acessos mobile

Exemplo de projeto onde mais de 60% utiliza mobile

Por trabalhar em casa e ficar muito na frente do computador acabo utilizando muito o desktop, mas a realidade é que o acesso pelo celular cada vez mais está dominando. Então sempre é bom testar o seu acesso pelo celular.

Essa é uma forma de ver o comportamento do seu blog nas redes, isso mesmo, ver como aparecem as imagens, o textos, tamanho de fonte, thumbs e tudo mais.

Procure notar se as chamadas saltam aos olhos, como é a experiência de rolar a página.

Tudo isso precisa ser verificado, acesse os principais canais como Instagram, Twitter, Facebook entre outros que mais utilizar, veja se está chamando sua atenção e o que pode fazer para melhorar.

3 – Infográficos, peças chamativas e tudo mais

Só te digo uma coisa antes de mais nada “com Canva tudo é mais fácil!”.

Aqui é bom praticar, esse item é muito importante e com o Canva você será capaz de criar peças muito atrativas, desde banners, capas, infográficos. Tenho certeza que logo no começo já conseguirá notar a diferença.

Com suas peças mais criativas você passará a chamar mais a atenção e consequentemente gerará mais tráfego e captará mais e-mails.

Mesmo uma arte simples aqui ainda ficará muito chamativa pois pode usar a criatividade e utilizar ícones, imagens, textos formatados e muito mais.

Mas não fique com medo de mexer na ferramenta, comece brincando e quando ver já estará fazendo lindas artes, e para lhe ajudar o Canva lhe oferece modelos prontos, isso mesmo, quer mais moleza que isso?

Comece com o simples e procure aprimorar, só isso já ajudará a gerar mais tráfego para seu blog.

Procure passar uma mensagem bem clara, fazer com que as pessoas entendam de forma simples e objetiva, ela não deve perder tempo tentando decifrar a imagem.

Lembre-se também que a sua imagem pode ser reutilizada, se for um infográfico poderá estar em seu blog em um artigo, pode também enviar para sites de infográficos, convidar as pessoas para compartilharem ou baixarem em PDF para ajudar a divulgar.

4 – Hora de revisar palavras-chave

Alguns chamam de “keyword“, aqui vou chamar de palavra-chave mesmo, é ela que você pesquisa e utiliza para criar seu conteúdo, através dela você inicia, ai você gera o post, publica e pronto?

Bom, seu trabalho não acaba na publicação, na realidade ele apenas começa, existem muitas maneiras de otimizar eu conteúdo para pesquisa (SEO).

Uma das formas é revendo o conteúdo, no caso as palavras-chave do conteúdo, isso pode ser feito regularmente, principalmente para aquelas que você está querendo muito posicionar.

Aqui você poderá se deparar com diversas situações, onde tentará posicionar para palavras muito competitivas e com o passar do tempo notará uma evolução mais lenta, outra é decidir mudar, rever e trocar o foco do artigo para outra palavra, quem sabe uma de cauda longa, e assim aproveitar melhor o conteúdo do post.

É nessas horas que precisamos pensar fora da caixa, as vezes está tão preso em uma palavra altamente competitiva que ao converter sua palavra para uma cauda longa tudo pode mudar, e quem sabe ainda ser um termo mais quente, com melhor conversão.

Cada vez mais o Google foca no usuário e a semântica influencia muito nisso, a variação de palavras é fundamental, a partir disso é onde o artigo poderá ter um posicionamento muito melhor através de outras palavras na pesquisa.

Por exemplo, quando escrever algo para palavra “aumentar tráfego” se trabalhar dessa maneira provavelmente estará posicionando a longo prazo para outras palavras como “aumentar tráfego para blog”, “gerar visitas para blog”, “aumentar a visitação para blog através de conteúdo” e assim por diante, tudo isso porque seu conteúdo trata esses assuntos e você trabalha ele em seu conteúdo para gerar visitas para seu blog.

Lembre-se seu conteúdo pode ir muito mais além, planeje bem as palavras-chave que vai utilizar e pense na semântica, assim poderá melhorar muito o resultado e gerar mais tráfego para seu blog.

Pense rápido, aja rápido…

Fique atento ao seu conteúdo, tenho projetos com post nas mais variadas páginas desde a primeira até a décima, e até mais longe que isso.

Aqui não fique preso em apenas uma palavra-chave, lembre-se que existem variações que podem ser mais rápido para posicionar, menos competitivas.

Fique atento a tudo. Algumas podem passar despercebido, embora tenham menor volume de busca podem ser mais fáceis de posicionar e com melhor conversão, quem sabe deixar até na primeira página de forma mais rápida e gerar mais tráfego para seu negócio.

Uma dica, que pelo menos eu utilizo muito é, pense nas palavras mais competitivas a longo prazo, e nas menos competitivas a curto e médio prazo, assim é mais fácil gerar resultados. Com o tempo todas acabam ganhando força e gerando muito mais tráfego para seu blog de forma consistente.

5 – Link externo de qualidade também é muito importante

Uma coisa muito importante e que ajuda, mas que é pouco explorado ou usado de forma errada é o link externo para um post de alta qualidade.

Quer tornar seu blog de alta qualidade e ser bem visto, link também para post de qualidade, procure aqueles que você admira e que desejaria ser igual ou parecido.

O Google utiliza muito de associação, um link em seu blog para outro de assunto relacionado facilitará para ele associar, e isso tem sua parcela no classificação nas buscas.

Como encontrar outros sites de qualidade?

Eu gosto muito de utilizar o Open Site Explorer da MOZ e o Majesitc para ver algumas métricas, mas antes procure uma lista de sites relevantes em seu nicho.

Após ter a lista poderá ver os números de cada um nas ferramentas, a versão gratuita delas já ajuda, a MOZ, por exemplo, exibe a autoridade do domínio, e isso tende a influenciar e ajudar no posicionamento pois, por trás das boas métricas geralmente está um bom trabalho. Os valores vão de 0 até 100, e claro, quanto mais alto melhor.

Exemplo Simples:

Open Site Explorer da MOZ

Peguei aqui um exemplo do Imasters, ele te um DA de 55, é um site de alta qualidade e tem informações relacionadas ao meu nicho. Se eu falar, por exemplo, sobre Marketing Digital e fizer um link de meu post para algum conteúdo dele, pode ser uma boa influência para meu blog.

Essa lógica e simples, quem vai indicar conteúdo de baixa qualidade? Você sempre deve oferecer o melhor ao seu visitante.

Espero que tenham gostado, essas são dicas simples e de fácil aplicação para gerar mais tráfego. Você pode começar agora mesmo a transformação em seu blog.

Nunca se dê por satisfeito, lembre-se que você sempre pode melhorar seu blog!

Quer mais estratégias? Me diga, nosso objetivo é ajudar a gerar tráfego!