Aprenda como criar um canal de Sucesso no Youtube

O Youtube começou com o compartilhamento de vídeos amadores e engraçados. No entanto, depois de uma década esse quadro mudou. Fazer vídeo para o Youtube se tornou um trabalho de tempo integral.

Passou de um simples website para uma indústria, com suas celebridades, seus eventos anuais e premiações.

Estar nessa plataforma de distribuição de vídeos pode ser a portal para o sucesso de seu negócio.

A seguir reuni algumas dicas para fazer seu negócio alavancar e criar um canal de sucesso no Youtube, tudo num passo a passo bem explicadinho. Confira:

Começando com o Youtube

Como todo começo você tem que pensar que tipo e conteúdo eu vou criar? Quem vai assistir meus vídeos?  O que vai fazer meu vídeo ser melhor a tantos outros? Por que vou fazer isso? Eu gosto desse assunto? Onde quero chegar com isso? Você está inovando ou está fazendo a mesma coisa que os outros?

Mas se você ainda não decidiu qual assunto vai criar para seu canal, vou deixar para você as categorias mais populares do Youtube são: Música, Jogos, Conteúdo Infantil, Pessoas e Personalidades, Comédia, Beleza, Tecnologia e Experimentos aleatórios/estranhos ou simplesmente fazer vlogs diários.

Nome do Canal

Na hora de encontrar um nome para seu canal, você precisa escolher algo atraente e criativo, que tenha uma identidade forte, algo que as pessoas vão lembrar e se identifiquem.

Já encontramos canais com nomes relacionado com seu nicho, seus próprio nome e de grandes marcas como Alex Vargas, Guia do dinheiro, Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Esses são alguns nomes de canais famosos no Youtube, alguns são engraçados e outros que são fáceis de lembrar.

O importante aqui é não escolher um nome muito comprido ou que seja difícil de pronunciar e até mesmo lembrar. Aqui você também pode usar o nome de sua marca, dessa forma você vai torna-la mais presente na web.

Configure outros perfis

Uma forma de construir uma base de fãs sustentável é se manter ativo em diversas plataformas de redes sociais que estão disponíveis gratuitamente para você usar a seu favor.

Uma ferramenta “gratuita” que te ajuda a ver quais são as redes sociais que estão disponível para esse nome escolhido é a www.namecheckr.com. Com ela você colocar o nome que você escolheu e ele vai te mostrar todos as redes sociais que têm disponível para usar e quais são as redes que já são usadas.

Tenha um Domínio próprio

É muito importante criar um website profissional e com um domínio próprio logo no início. Isso não vai permitir que assim que você ganhei mais visibilidade outra pessoa se aproveite de sua fama e você tenha que mudar.

Invista no seu Branding  

Você precisa investir para reforçar a ideia da sua marca. Tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, se tornar única. Se torne presente de uma forma positiva na mente de seus usuários.

Uma outra coisa que aproxima muito as pessoas é colocar uma foto, isso vai fazer com que as pessoas saibam que existe uma pessoa como ela do outro lado.

Coloque uma marca d’água ou um logo de sua marca nos seus vídeos.

Invista em equipamentos

Se você não têm muitos recursos para começar, não se preocupe, isso não é motivo para que você não faça alguma coisa. De início você pode começar gravando vídeos com seu celular ou com sua webcam.

Mas assim que der invista em equipamentos de qualidade para que você mostre seu profissionalismo.

Os equipamentos que recomendo para uma boa gravação é uma câmera de qualidade entre elas estão as mini-câmeras como a GoPro Hero 4 ou a Sony AS-200V. Ou para quem já quer investir pode contar com as câmeras Canon 80D, Panasonic Lumiz GH4.

Uma boa imagem pede também uma boa iluminação e para quem quer fazer vídeos mais profissionais vai precisar de um Soft box, mas não vamos nos esquecer dos microfones e o tripé para apoiar sua câmera e a imagem não saia tremida.

Não é só isso! Para você aumentar suas visualizações, além dos vídeos você vai precisar focar em alguns pontos chaves para alcançar o sucesso:

  • Foque nas keywords ou palavras-chave

Procure criar conteúdo que seja relevante e atual, algo que as pessoas estão procurando e que vai solucionar o seu problema. E uma coisa que ajuda e muito é usar as keywords que estão buscando.

  • Títulos atraentes

É importante pensar em títulos que são atraentes e que vão fazer você parar para ver o que você tem para dizer. O título é um dos pontos mais importantes de um vídeo, pois é ele que vai informar aos motores de busca qual é o assunto do seu vídeo, pois como as imagens, o Google não consegue “lê”.

Ao criar seu título não ultrapasse os 100 caracteres, procure incluir a keyword no início.

  • Inclua uma Descrição

A descrição é muito importante, pois ela vai informar os motores de busca, como o usuário, sobre o que se trata o vídeo.

Mas lembre-se só os primeiros caracteres vão aparecer nas Serps (resultados de busca no Google). Por isso, capriche na sua descrição e coloque a palavra-chave logo no começo!

  • Publique com regularidade

Um canal no Youtube só terá sucesso se tiver vídeos publicados com frequência. E o que vai te ajudar nessa hora é se organizar e criar uma lista com vários temas, isso vai ajudar a otimizar seu tempo e criar uma sequência e aumentar seu engajamento.

Fãs adoram lealdade e dedicação, por isso separe um dia da semana para postar seus vídeos e avise seus fãs.

  • Monetize seus vídeos

Com seus vídeos é possível ganhar dinheiro no Youtube. Se você quer aprender como Viver de Youtube e ainda tornar isso um negócio lucrativo, não perca a oportunidade! Clique Aqui e saiba mais!

Outra coisa, cuidado com a linguagem. Falar palavrões, usar imagens com pornografia ou ofensivas nos vídeos vão diminuir suas chances de ganhar dinheiro.

Outras formas de monetizar é através de:

  • Patrocínio de marcas;
  • Patrocínio de produtos;
  • Venda de roupas;
  • Promover produtos de parceiros;
  • Financiamento de fãs e doações;
  • Venda de livros.
  • Ganhe expertise

Se você deseja empreender nesta campo então é preciso que você se capacite.

Apesar de vários cursos gratuitos que estão disponíveis, que tem muito conteúdo bom. Ainda vale muito investir em cursos sobre o assunto, principalmente se você não tem muita pratica em trabalhar com Youtube.

E adquirir conhecimento de como aproveitar ao máximo essa plataforma que vem crescendo a cada ano.