5 dicas para fazer melhor que os seus concorrentes e sair na frente

Para sair na frente e com vantagem nos negócios é preciso fazer diferente, é preciso impulsionar sua empresa.

Alavancar seu negócio online ou físico é o desejo e objetivo de qualquer empreendedor, todos querem ter um negócio lucrativo e alcançar o sucesso para fazer valer a pena todo esforço empenhado.

Em época de crise, onde o dinheiro vive mudando de mãos é necessário ser diferente, pensar fora da caixa e criar um diferencial e ainda eliminar tudo aquilo que dificulta o crescimento do negócio. Só assim conseguirá ressaltar os pontos fortes de seu negócio, mas nem sempre é fácil.

Antes de tudo é necessário analisar o cenário onde, como está o mercado, seus concorrentes, o que eles andam fazendo, mesmo sendo um negócio online é preciso ter uma visão clara de tudo desde o blog do concorrente até se ele tem feito anúncios, só assim terá uma ideia do que será necessário repensar e fazer para ultrapassar, faça um comparativo e veja quais seus pontos fortes e fracos em relação e eles, seja sincero, pois isso definirá suas ações no futuro.

Quando falamos de um negócio online lucrativo existem muitas coisas que podemos fazer para melhorar ainda mais. Para isso separei algumas dicas simples, mas muitas vezes deixadas de lado pelos empreendedores, elas merecem total atenção, pois podem fazer sua empresa se destacar em relação ao seu concorrente.

SEO – Otimização de Sites e Blogs

SEO significa Search Engine Optimization, ela é uma técnica muito utilizada para melhorar o posicionamento de sua empresa nos resultados de busca do Google de forma orgânica.

Existem muitos critérios hoje em dia que podem influenciar na posição do seu site no Google, como a quantidade de links, acessos, velocidade de carregamento, conteúdo e muitos outros.

O SEO ajudará a analisar e reestruturar tudo isso de forma a aumentar sua visibilidade no Google quando efetuarem buscas relacionadas ao seu produto ou serviço.

Inbound Marketing

No meu ponto de vista Inbound Marketing e SEO estão intimamente relacionados, pois através do Inbound Marketing é gerado o conteúdo que otimizado adequadamente trará muitas visitas para seu site. No final acaba sendo uma combinação perfeita para melhorar e gerar mais acessos qualificados para seu blog.

Com Inbound Marketing serão produzidos conteúdos, materiais de temas de interesse do seu público, ou melhor, do que deseja atrair para seu negócio, com ele poderá colocar seu negócio em destaque promovendo ainda mais sua marca e tornando ela destaque no assunto. A ideia é gerar o conteúdo e relacionar sua marca como conteúdo gerado.

Redes Sociais

Uma coisa posso dizer com toda certeza, investir em redes sociais é obrigatório hoje em dia para qualquer negócio online ou físico.

Você precisa entender como elas funcionam e se posicionar para promover seu negócio, vale lembrar que não precisa ficar apenas vendendo até porque as pessoas não estão lá só para comprar e sim se relacionar. É possível começar com baixo investimento ou quase zero se fizer você mesmo o trabalho, mas em algum momento será necessário investir para conseguir alavancar esses canais.

Analise outras marcas seja concorrentes ou mesmo de empresas grandes e veja como elas se posicionam, não fique apenas vendendo, seja descontraído, alegre, responda a tudo que perguntarem, tire as dúvidas, lembre-se ali precisa ser uma “pessoa falando com outra” e não uma “empresa falando com uma pessoa”.

Aproveite ao máximo das redes sociais e canais como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Google+ e muitas outras que sejam úteis para você.

Material Impresso Personalizado da empresa

Com a modernização de tudo, com o aparecimento das mídias sociais, com tudo ficando online a parte impressa deixou de ser prioridade, mas nem por isso ela deixou de trazer retorno.

Um bom impresso ainda ajuda a vender e a promover a marca, isso é profissionalismo, mesmo hoje ainda sabemos que muitas pessoas ainda preferem o modo antigo de fazer negócio e ter um cartão bonito com as informações, ou um folheto pode fazer a diferença dependendo do mercado onde atua.

Um bom material irá casar tudo que está online com tudo que é físico, seguir a identidade visual da empresa, promover os endereços das redes sociais, instruir que ele pode te encontrar online, o material impresso pode ser a ponte para o online. Pense nisso.

E no fim de tudo fidelize seus clientes

Costumo dizer que cliente satisfeito é serviço reduzido pela metade. Em tempos de crise não podemos nos dar ao luxo de ficar perdendo clientes para a concorrência até porque a oferta aumenta, ele tem muito mais poder para negociar preços e tudo mais, por isso, é importante sair na frente.

Mantenha contato regular com seu cliente, pense no pós-venda, crie promoções, conteúdo útil para ele, pense em datas comemorativas relacionadas ao seu negócio e ao do seu cliente.

Envie um e-mail marketing, muitos falam que não dá tanto retorno, mas mesmo assim ainda tem muita gente que gosta, envie algo para quem já é cliente sai mais barato do que conquistar novos. Mantenha ele informado de novas ofertas e novidades do mercado, crie promoções.

A ideia é fazer com que ele sempre volte em sua loja ou blog e assim possa comprar outro produto seja digital ou físico.

Se deseja ter um negócio lucrativo é necessário correr atrás e sair na frente para alavancar seu negócio online.

Boa sorte e sucesso nas vendas!